LEITURA EM VOZ ALTA E PROTOCOLOS VERBAIS: UMA ANÁLISE DOS ELEMENTOS NÃO VERBAIS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA
Palabras clave:
Elementos não verbais, Leitura em voz alta, Protocolos de leitura.Resumen
Neste texto, discutem-se os efeitos dos protocolos verbais da leitura em voz alta em associação aos elementos não verbais, sob o viés das categorias paralinguagem, cinésica e proxêmica, que contribuem para a compreensão leitora. Para isso, busca-se verificar em que medida os elementos não verbais e os protocolos verbais contribuem para a compreensão da leitura em voz alta. Desse modo, o trabalho dialoga com a Cognição (processamento da leitura), a Linguística Textual (formulação das perguntas acerca do texto) e a Análise da Conversação (elementos não verbais), em termos teóricos e, consequentemente, fornecem subsídios para as análises dos fragmentos selecionados. Metodologicamente, a pesquisa é de cunho qualitativo, uma vez que considera o processo de interpretação dos dados coletados. Os resultados evidenciaram que os protocolos verbais em associação com os elementos não verbais foram essenciais à compreensão do texto, visto que as perguntas direcionaram os informantes a pensarem sobre o texto, enquanto os gestos e expressões faciais e corporais permitiam ao pesquisador observar possíveis dificuldades ou contradições nas falas dos informantes.Descargas
Citas
BAJARD, É. Ler e dizer: compreensão e comunicação do texto escrito. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2014a.
______. Da escuta de textos à leitura. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2014b.
DIAS, F. G. R. Processamento estratégico e compreensão de leitura em inglês entre mestrandos da área de saúde. 2013. 159 f. Dissertação, Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, 2013.
FERREIRO, W. de M. Aquisição de linguagem e construção do sentido: um olhar sobre os movimentos discursivos e gestuais. 1º ENEAL – Anais I Encontro Nordestino de Aquisição de Linguagem, 2005. Disponível em: < http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/Textos_Em_Psicolin/Artigos/Aquisi%C3%A7%C3%A3o%20da%20linguagem%20e%20constru%C3%A7%C3%A3o%20do%20sentido.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2020.
KNAPP, M. L.; HALL, J. A. Comunicação não-verbal na interação humana. São Paulo: JSN, 1999.
LEFFA, W. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre: Sagra-Luzzatto, 1996.
MAGALHÃES, R.; MACHADO, V. R. Leitura e interação no enquadre de protocolos verbais. In: BORTONI-RICARDO, S. M. (Orgs.) et al. Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola, 2012, p. 45-64.
MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. São Paulo: DP&A, 2008.
OLIVEIRA, C. L. Práticas linguístico-não verbais no discurso interativo de sala de aula. 2012. 230 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, 2012.
OLIVEIRA, M. A. A.; ARAÚJO, A. K. G. Leitura em voz alta e discussões orais: estratégias de ensino nas aulas de língua portuguesa. Ensino em Re-Vista, v. 26, n. 3, p. 763-785, set./dez., 2019. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/50984>. Acesso em: 05 dez. 2019.
RECTOR, M.; TRINTA, A. R. Comunicação não-verbal: a gestualidade brasileira, Petrópolis: Vozes, 1985.
SANTOS, M. F. O. A importância dos elementos não-verbais e verbais nos estudos interativos do discurso em sala de aula. In: SANTOS, M. F. O. A interação em sala de aula. Recife: Bagaço, 2004, p. 29-40.
SILVA, E. L.; MORAIS, M. de F. S.; SILVEIRA, M. I. M. Protocolo de leitura como instrumento de diagnóstico, avaliação e remediação da compreensão leitora nos anos iniciais, 2016. Anais da XIV Sip – Semana Internacional de Pedagogia, Maceió, 2016.
TOMITCH, L. M. B. Desvelando o processo de compreensão leitora: protocolos verbais na pesquisa em leitura. In: Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, dez, 2007, p. 42-53.
ZUMTHOR, P. Escritura e nomadismo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.