A COMPREENSÃO LEITORA NA PRODUÇÃO DO GÊNERO RESUMO
Palabras clave:
Gênero Resumo, Sumarização, Compreensão Leitora.Resumen
Este estudo analisa como a capacidade de resumir dos alunos universitários é garantida pelo sucesso na compreensão leitora. Parte-se dos questionamentos: a) Será que a capacidade de resumir garante e/ou revela sucesso na compreensão? b) O aluno universitário, como competente para produzir textos, domina as habilidades de sumarização? Metodologicamente, esta é uma pesquisa exploratória, descritiva e de campo de abordagem qualitativa. Como fundamentação recorre-se, sobretudo, aos estudos de Van Dijk e Kintsch (1978; 1983), Matencio (2002), Machado (2002) e Van Dijk (2013). Para coletar os dados, dividiu-se os alunos em dois grupos, numericamente iguais, denominados de Grupo A (que permaneceu com o texto-base para consulta) e Grupo B (que não permaneceu com o texto-base para consulta). As análises orientam algumas conclusões: i) o Grupo A produziu o resumo seguindo a sequência do texto-base e com pouca criação de novas sentenças. ii) o Grupo B elaborou textos mais coesos elaborando novas sentenças. Conclui-se que a ausência da consulta ao texto-base exige que o aluno trabalhe mais com a memória, e maior emprego de estratégias inferenciais para a construção de sentido global do texto. Em contrapartida, a consulta ao texto-base, que seria um aliado, pode ser limitadora, pois os alunos não avançaram na criação de sentenças. Defende-se, pois, que o conhecimento e o uso das macrorregras na elaboração de resumos escritos, constitui-se como estratégia que contribui para identificar as ideias principais acarretando, portanto, na compreensão.
Descargas
Citas
BAKHTIN, M. O discurso no romance In: BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética. São Paulo: Hucitec, 1990. p. 71-210.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 279-326.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 476 p.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf>. Acesso em: 20 de fevereiro de 2020.
BROWN, A.; DAY, J. Macrorulles for summarizing texts: the development of expertise, Techinical Report 270, Urbana, I 11: Center for the Study of Reading, 1983.
DAVIES, F. Introducing Reading. London: Penguin books, 1995.
GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KATO, M. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
KINTSCH, W.; VAN DIJK, T. Toward a model of text comprehension and production. Psychology Review, v. 85, n. 5, p. 363-394, 1978. Disponível em: <http://www.someya-net.com/01-Tsuyaku/Reading/vanDijk_Kintsch_Mo- del.pdf >. Acesso em: 23 dez 2018.
KLEIMAN, A. Texto e leitor: Aspectos Cognitivos da Leitura. São Paulo: Pontes, 2004.
KLEIMAN, A.; TERZI, S. Fatores na elaboração de resumos: maturação ou condições da tarefa? Revista D.E.L.T.A., vol.1, nº. s 1 e 2, 1985.
KOCH, I.; ELIAS, V. Ler e Compreender os Sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2006.
KOCH, I.; TRAVAGLIA L. Texto e coerência. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. S. O resumo escolar: uma proposta de ensino do gênero. Signum, Londrina, n. 8/1, p. 89-101, jun. 2005.
MATENCIO, M. L. Atividades de (re)textualização em práticas acadêmicas: um estudo do resumo. Scripta, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 109-122, 2º sem. 200.
LEFFA, V. Aspectos da Leitura. Porto Alegre: Sagra, 1996.
PRODANOV, C; FREITAS, E. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
VAN DIJK, T. Relevance assigment in discourse comprehension. Discourse Processes 2, p. 113-126, 1979.
VAN DIJK, T.; KINTSCH, W. Strategies of discourse comprehension. New York: Academic Press, 1983. Disponível em: <http://www.discourses.org/OldBooks/Teun%20A%20van%20Dijk%20%26%20Walte r%20Kintsch%20-%20Strategies%20of%20Discourse%20Comprehension.pdf>. Acesso em: 23 dez 2018.
VAN DIJK, T. Cognição, discurso e interação. 7ªed. São Paulo: Contexto. 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.