VOZES RUIDOSAS, DISCURSOS MOLDADOS: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DAS PERSONAGENS DO ROMANCE O CORTIÇO DE ALUÍSIO AZEVEDO

Autores/as

  • Lucélia Almeida Universidade Federal do Maranhão
  • Francinaldo pereira da Silva Universidade Federal do Maranhão

Palabras clave:

Discursos, Vozes, Sujeitos, plurilinguismo.

Resumen

 

Resumo: Este artigo propõe uma análise acerca da construção discursiva das personagens na obra O Cortiço de Aluísio Azevedo, tendo como foco principal os discursos orquestrados no romance. Diante disso, objetiva-se, de modo geral, analisar as personagens e sua construção discursiva frente aos discursos presente na obra e suas ações como sujeitos discursivos. De modo específico; mostrar a pluralidade de discursos desenvolvidos no romance, apontar os processos assimilativos da palavra de outrem nas personagens e identificar sua posição discursiva frente aos discursos dominantes da sociedade da época. Assim, para o desenvolvimento do presente estudo, sua metodologia apresenta uma pesquisa bibliográfica de cunho explicativo, na qual utiliza-se como pressupostos teóricos os postulados de Bakhtin (2002), em Questões de Literatura e de Estética, sobre o discurso no romance e plurilinguismo, de Bakhtin (2003), em Estética da Criação Verbal, sobre o autor e a personagem, bem como Silva (2005), Rosenfeld (2007), entre outros. Os resultados obtidos mostram como as personagens se comportam frente aos discursos afirmados e como se utilizam das palavras de outrem na sua construção enquanto sujeito e ideólogo, assim, encontra-se personagens em estado discursivo assimilativo, como o caso da personagem Bertoleza, que toma o discurso do outro, um discurso dominante, como verdade, ainda personagens em estado discursivo dissimulado, como o caso de Leocádia, que se utiliza de um discurso dominante para expressar uma postura moral, mas que, depois subverte esse discurso em seu comportamento e outras formas discursivas.

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Biografía del autor/a

Francinaldo pereira da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Letras Lincenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão. Mestrando em Letras pela Universidade Federal doMaranhão.

Citas

AZEVEDO, A.T.G. O Cortiço. Porto Alegre: L&PM, 2017.

BAKHTIN, M.M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 2002.

BAKHTIN, M.M. A estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CUNHA, P. S. S.. A erotização da mulata na cultura brasileira. [S.l], 2010. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/enlacando/trabalhos/TRABALHO_EV072_MD1_SA1_ID428_13062017162251.pdf - Acesso em: 24 de novembro de 2018. Acesso em: 01 de dezembro de 2019.

ROSENFELD, Anatol. Literatura e personagem. In. CANDIDO A. (Org.). A Personagem de Ficção. São Paulo: Editora Perspectiva, 2007.

SILVA, Corrêa Marisa. Crítica sociológica. In. BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana (org.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduem, 2005.

Publicado

2020-06-16

Cómo citar

ALMEIDA, Lucélia; SILVA, Francinaldo pereira da.
VOZES RUIDOSAS, DISCURSOS MOLDADOS: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DAS PERSONAGENS DO ROMANCE O CORTIÇO DE ALUÍSIO AZEVEDO
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 5, n. 15, p. 179–203, 16 jun. 2020 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/13938. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Estudos Literários