A ABORDAGEM LITERÁRIA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM IMPERATRIZ DO MARANHÃO: Uma proposta de sequência didática.

Autores/as

Palabras clave:

Abordagem comunicativa. Língua inglesa. Gêneros textuais. Letramento.

Resumen

Esta pesquisa surgiu pela a oportunidade de avaliar a aplicabilidade do livro Time to share nas turmas de 6º ano do ensino público, no município de Imperatriz, Maranhão. Considerada uma coleção problemática por professores atuantes, pela falta de ludicidade e pelo léxico complexo para a idade dos discentes, as atividades não contemplam à inúmeros critérios exigidos pelo PNLD, e, dessa forma, não contribuem para a abordagem comunicativa no ensino da língua inglesa. Portanto, objetiva-se sugerir atividades complementares que utilizem gêneros textuais não encontrados no livro didático. Essa pesquisa, portanto, é classificada como qualitativa, obedecendo às quatro características destacadas por Merrian (1988), sendo estas, particularidade, pois focaliza-se em uma situação em particular; descrição, desde que é realizado o detalhamento da situação investigada; heurística, pois pretende-se elucidar o leitor quanto ao fenômeno estudado, e; indução, levando em consideração que os estudos de caso baseiam-se na lógica indutiva. A fundamentação teórica é baseada nos estudos de Balbinot e Richter (2001) e Schneider (2010) sobre abordagem comunicativa; Celani (2005), quanto à ética na pesquisa; Costa-Hübes (2005), no que se refere à concepção sociointeracionista da linguagem; Soares (2004), sobre letramento, e; Barroso (2011), quanto à gêneros textuais. Conclui-se, portanto, que há fragilidades no material adotado no munícipio, a coleção Time to share. Por exemplo, a abordagem comunicativa e o sociointeracionismo da linguagem não estão presentes nas unidades, diferente do que afirmam os autores. Como resultados, apresenta-se uma proposta de sequência didática para desenvolvimento da compreensão do poema Trees, do poema Joyce Kilmer.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Yasmine Sthefane Louro, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Mestranda em Teoria, Crítica e Comparatismo pela Universidade Federal do Tocantins. Graduada em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, UEMASUL. Desenvolveu projeto de Iniciação Científica, pela UEMA/UEMASUL, 2016/2017, na área de Historiografia Linguística; em 2017/2018, desenvolveu PIBIC na área de Letramento de Língua Inglesa; e, atualmente, desenvolve PIBIC na área de Semântica, pela UEMASUL.

Edna Sousa Cruz, UEMASUL

Doutora em Letras e Mestre em Letras pela Universidade Federal do Tocantins. Docente da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, onde atua no curso de Letras Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura. Tem experiência como docente na área de linguista aplicada ao ensino de língua inglesa. Nos trabalhos atuais tem investigado histórias de vida de professores/as de língua inglesa, e o livro didático do ensino fundamental desta área. Bolsista Fulbright/CAPES pelo programa PDPI (2013). Integra os grupos de pesquisas Narrativas, Experiências de Vida e Formação (UFT), o Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão, e o Grupo de Estudos Literários e Imagéticos, ambos da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Autora do livro ?Eu era a Única Professora Negra na Escola de Inglês?: histórias de vida de professoras negras de Imperatriz-MA, publica capítulo de livro e artigos em periódicos nacionais na área da linguística aplicada ao ensino de língua inglesa com ênfase na formação de professores e relações étnicos raciais.

Citas

AGA, Gisele; MARTÍNEZ, Vicente. Time to share, 6. Saraiva: Saraiva, 2015.

BALBINOT, Márcio; RICHTER, Marcos Gustavo. A abordagem comunicativa na aquisição de língua escrita. Linguagem e Cidadania, Curitiba, v. 6, n. 1, p.1-3, 12 jan. 2001. Anual. Disponível em: <http://coral.ufsm.br/lec/02_01/MarcioLC6.htm>. Acesso em: 22 jan. 2018.

BARROSO, T.. Gênero textual como objeto de ensino: uma proposta de didatização de gêneros do argumentar. Signum: Estudos da Linguagem, v. 14, p. 135-156, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2017: língua estrangeira moderna: espanhol (FNDE). Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2016.

GEDOZ, Sueli; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. Concepção sociointeracionista da linguagem:percurso histórico e contribuições para um novo olhar sobre o texto. Revista Trama (UNIOESTE), v. 8, p. 125-138, 2012.

COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. Reflexões teórico-metodológicas para o trabalho com os gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa. In: V SIGET ? Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais: o ensino em foco., 2009, Caxias do Sul - RS. Anais... SIGET. Caxias do Sul: UCS, 2009. v. 1.

JOUVE, Vicent. Por que estudar literatura? São Paulo: Parábola, 2012.

CELANI, Maria Antonieta. Questões de ética em Linguística Aplicada. Linguagem & Ensino, São Paulo, v. 8, n. 1, 2005, p. 101-112.

MEIRELES, Adélia Deus; CUNHA, Djanira do Espírito Santo Lopes ; MACIEL, Emanoela Moreira . Estudo De Caso Na Pesquisa Qualitativa Em Educação: Uma Metodologia. In: VI Encontro De Pesquisa Em Educação, 2010, Teresina: Edufpi, 2010.

OLIVEIRA, Cristiano Lessa. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e características. Travessias (UNIOESTE), 2009.

SANTOS, Joel Rufino dos. Quem ama literatura não estuda literatura: ensaios indisciplinados. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

SCHNEIDER, Maria Nilse. Abordagens de ensino e aprendizagem de línguas: comunicativa e intercultural. Contingentia, Curitiba, v. 5, n. 1, p.1-6, 28 mar. 2010. Anual. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/contingentia/article/view/13321/7601>. Acesso em: 22 jan. 2018.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.

SOARES, Magda Becker. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Pátio, Porto Alegre, v. 8, p. 18-22, 2004.

Publicado

2019-12-18

Cómo citar

LOURO, Yasmine Sthefane; CRUZ, Edna Sousa.
A ABORDAGEM LITERÁRIA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM IMPERATRIZ DO MARANHÃO: Uma proposta de sequência didática.
Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 13, p. 80–96, 18 dic. 2019 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/11604. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Estudos Linguísticos