INFLUÊNCIA DE UM PROGRAMA DE YOGA NO DESEMPENHO DA FORÇA, POTÊNCIA, FLEXIBILIDADE E EQUILÍBRIO, NOS NÍVEIS DE STRESS E NA QUALIDADE DE VIDA DE ESCOLARES NO ENSINO MÉDIO

Authors

  • Nilo Pedro da Cunha Gonçalves

Abstract

O presente estudo aprovado no Programa de Doutoramento em Ciências do Desporto da Universidade de Trás - os - Montes e Alto Douro – UTAD – Portugal e em fase de desenvolvimento, é uma proposta de inclusão da prática regular de Hatha Yoga nas aulas convencionais da Disciplina Educação Física em uma Unidade Escolar Estadual de Ensino Médio, na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.  A metodologia aplicada será do tipo quase experimental com pré e pós-teste comparando o efeito de 32 semanas, tendo como meta promover mudanças físicas e comportamentais tais como: melhoria nos níveis de desempenho, força, potência, flexibilidade, equilíbrio, stress e qualidade de vida dos escolares. As variáveis coletadas que servirão para caracterizar a homogeneidade da amostra serão: idade; estatura; massa corporal; índice de massa corporal; índices de força, flexibilidade, de potência e equilíbrio.  Os dados coletados das medidas antropométricas, passarão por tratamento estatístico utilizando o software SPSS. A pesquisa se alicerça em estudos que demonstram e comprovam que práticas regulares do Hatha Yoga, com suas técnicas psicofísicas, respiratórias e mentalizações induz o praticante a um estado de bem-estar e equilíbrio que em situação escolar se traduz em melhoria no rendimento e desempenho.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-06-17

How to Cite

GONÇALVES, Nilo Pedro da Cunha.
INFLUÊNCIA DE UM PROGRAMA DE YOGA NO DESEMPENHO DA FORÇA, POTÊNCIA, FLEXIBILIDADE E EQUILÍBRIO, NOS NÍVEIS DE STRESS E NA QUALIDADE DE VIDA DE ESCOLARES NO ENSINO MÉDIO
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, p. 9–20, 17 Jun. 2018 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/9144. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Seção Temática: Da Filosofia às TIC: um diálogo com várias Ciências