REFLEXÃO SOBRE O CONCEITO DE LEITURA E DO MODO DE LER
Keywords:
Leitura, Literatura, DesenvolvimentoAbstract
Por meio de um levantamento bibliográfico, este artigo procura refletir sobre o aprimoramento do conceito de leitura e do modo de ler em nossa sociedade. Possui como objetivo apresentar como o modo de ler um texto influencia na atribuição de sentido ao texto pelo leitor. Também apresenta a importância da leitura silenciosa para o desenvolvimento dos processos psíquicos superiores e aborda como a leitura em voz alta pelo professor motiva as crianças para prática da leitura silenciosa no Ensino Fundamental. A reflexão foi norteada pelos seguintes autores: Aguayo (1970), Bajard (2007), Bakthin (2014), Calkins (2001), Miller (2013), Smith (1989, 1991) e Vygotsky (1999).
Palavras-chave: Leitura. Literatura. Desenvolvimento.
Abstract
Through a literature review, this article aims to reflect on the improvement of the concept of reading and way of reading in our society. It has the objective of presenting as how to read a text influence the attribution of meaning to the text by the reader. It also shows the importance of silent reading for the development of higher psychological processes and discusses how reading aloud by the teacher motivates children to practice of silent reading in elementary school. The reflection was guided by the following authors: Aguayo (1970), Bajard
(2007), Bakthin (2014), Calkins (2001), Miller (2013), Smith (1989, 1991) and Vygotsky
(1999).
Keywords: Reading. Literature. Development.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.