Os gêneros textuais/discursivos como mediadores do complexo processo de ensino-aprendizagem de língua materna por meio de sequências didáticas
Palavras-chave:
Gêneros discursivos, Ensino-aprendizagem, Língua materna, Sequência didática.Resumo
O presente artigo tem como enfoque o complexo processo de ensino-aprendizagem de língua materna no contexto dos gêneros textuais/discursivos, e objetiva refletir sobre as possibilidades de ensino de língua materna por meio dos gêneros dentro da orientação metodológica sequência didática. Esta pesquisa tem justificativa na complexidade que enseja o ensino de língua materna e nas potencialidades permitidas pela integração do ensino de gêneros mediado por sequências didáticas em prol do preparo de cidadãos letrados. Este trabalho constitui um diálogo entre ensino-aprendizagem de língua materna e gêneros, tendo por suporte a concepção interativa de língua e, desta forma, considera a sequência didática como um caminho promissor nesse processo. Diante do exposto, concluímos nossa premissa inicial de que a bibliografia consultada prevê a indispensabilidade do trabalho de língua materna mediado pelos gêneros, assim como de que a sequência didática, quando bem conduzida, por meio de mediação adequada, pode despertar o interesse dos alunos, e possibilitar a abordagem do contexto social dos envolvidos no processo, além de atender às minúcias (sociocomunicativas e estruturais) que envolvem o complexo processo de ensino-aprendizagem de língua materna.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.