MUDANÇAS CLIMÁTICAS, SAÚDE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO POLÍTICA PÚBLICA EM TEMPOS DE CRISE SOCIOAMBIENTAL

Auteurs-es

  • Clélia Christina Mello Silva
  • Mauro Guimarães

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v22nEp1151-1170

Mots-clés :

Educação ambiental, mudanças climáticas e saúde única

Résumé

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o papel da educação ambiental crítica como promotora da saúde e sugere a sua utilização como política pública prioritária nos processos de adaptação e mitigação dos problemas ambientais decorrentes de mudanças climáticas. Discute, ainda, a crise socioambiental e a saúde planetária; as interferências das mudanças climáticas na saúde; a divergência terminológica das vertentes educacionais para a discussão dos problemas ambientais; o papel da educação e do educador ambiental e a Educação Ambiental crítica como promotora da Saúde, capaz de construir do coletivo para o coletivo, uma sociedade resiliente às mudanças climáticas e em sintonia com a natureza. O artigo apresenta, assim, diferentes formas de viabilizar a praticidade do discurso teórico.

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Publié-e

2018-09-27

Comment citer

SILVA, Clélia Christina Mello; GUIMARÃES, Mauro.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS, SAÚDE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO POLÍTICA PÚBLICA EM TEMPOS DE CRISE SOCIOAMBIENTAL
. Revista de Políticas Públicas, v. 22, p. 1151–1170, 27 sept. 2018 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/9839. Acesso em: 4 déc. 2024.