POLITICAS PÚBLICAS PARA DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VETORES: situação atual e Educação como alternativa

Autores

  • Carlos Eduardo Grault
  • Milena de Almeida Melo Costa
  • Vanessa Valladares Cardoso Monteiro dos Santos
  • Clélia Christina Mello Silva

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v22nEp1171-1194

Palavras-chave:

doenças transmitidas por vetores, saúde pública, ambiente

Resumo

O artigo apresenta a ampla produção científica em doenças transmitidas por vetores nos últimos cinco anos, disponíveis em bibliotecas virtuais; retrata o perfil dos grupos de pesquisa do Brasil neste tema, destacando a Fiocruz como instituição estratégica do Estado. As ações recomendadas para promoção e prevenção destas doenças estão alicerçadas na visão integrativa do conceito One Health, que coaduna ações de vigilância ambiental e entomológica, controle biológico e educação. Além disso, apresenta uma proposta de um curso de qualificação profissional para a área da saúde, baseado nos pressupostos teóricos e metodológicos da educação ambiental crítica que permitirá a melhoria do desempenho das atividades exercidas pelos profissionais da área da saúde, focando suas ações no cuidado com o ambiente e na promoção da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-27

Como Citar

GRAULT, Carlos Eduardo; COSTA, Milena de Almeida Melo; SANTOS, Vanessa Valladares Cardoso Monteiro dos; SILVA, Clélia Christina Mello.
POLITICAS PÚBLICAS PARA DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VETORES: situação atual e Educação como alternativa
. Revista de Políticas Públicas, v. 22, p. 1171–1194, 27 Set 2018 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/9840. Acesso em: 11 set 2024.