A QUESTÃO PEDAGÓGICA E A PERSPECTIVA DE HEGEMONIA DAS CLASSES SUBALTERNAS

Autores/as

  • Marina Maciel Abreu

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v22nEp385-402

Palabras clave:

Questão pedagógica, cultura, Ideologia, Hegemonia, intelectuais

Resumen

Aborda com base em Gramsci, a questão pedagógica na organização política das classes subalternas e a mediação dos intelectuais nos processos de formação de uma nova e superior cultura, na luta pela hegemonia, como estratégia revolucionária. O conteúdo desdobra-se em dois eixos: a) elementos histórico-conceituais da formação da cultura pelas classes subalternas na luta pela hegemonia, fundantes de novas relações pedagógicas; b) relações pedagógicas na formação de uma nova cultura: a dialética intelectual-massa e o trabalho como princípio educativo. Conclui com a indicação de desaD os pedagógicos da formação de uma nova cultura.

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Publicado

2018-09-27

Cómo citar

ABREU, Marina Maciel.
A QUESTÃO PEDAGÓGICA E A PERSPECTIVA DE HEGEMONIA DAS CLASSES SUBALTERNAS
. Revista de Políticas Públicas, v. 22, p. 385–402, 27 sep. 2018 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/9790. Acesso em: 22 jul. 2024.