THE PEDAGOGICAL QUESTION AND THE PERSPECTIVE OF HEGEMONY OF THE SUBALTERN CLASSES

Authors

  • Marina Maciel Abreu

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v22nEp385-402

Keywords:

Pedagogical question, culture, ideology, hegemony, intellectuals

Abstract

Aborda com base em Gramsci, a questão pedagógica na organização política das classes subalternas e a mediação dos intelectuais nos processos de formação de uma nova e superior cultura, na luta pela hegemonia, como estratégia revolucionária. O conteúdo desdobra-se em dois eixos: a) elementos histórico-conceituais da formação da cultura pelas classes subalternas na luta pela hegemonia, fundantes de novas relações pedagógicas; b) relações pedagógicas na formação de uma nova cultura: a dialética intelectual-massa e o trabalho como princípio educativo. Conclui com a indicação de desaD os pedagógicos da formação de uma nova cultura.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-09-27

How to Cite

ABREU, Marina Maciel.
THE PEDAGOGICAL QUESTION AND THE PERSPECTIVE OF HEGEMONY OF THE SUBALTERN CLASSES
. Revista de Políticas Públicas, v. 22, p. 385–402, 27 Sep. 2018 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/9790. Acesso em: 3 jul. 2024.