Alô, alô, Amazônia: Vínculos e memórias que se constroem através do rádio
Palavras-chave:
Amazônia, Comunicação, Memórias, Rádio, VínculosResumo
A escrita deste artigo buscou propor uma reflexão sobre a importância do programa Alô, Alô Amazônia, programa de Rádio com uma história de mais de 50 anos de existência, durante muito tempo foi o meio de comunicação mais procurado pelos moradores de inúmeras comunidades ribeirinhas do Amapá e norte do Pará. Durante esse tempo, muitos vínculos e memórias surgiram, tanto por parte de quem fez e faz o programa, quanto para quem escuta. Dessa forma, a partir de uma entrevista com a apresentadora Janete Carvalho, que contribuiu profundamente para a construção da história e do sucesso do programa, buscamos entender a importância dele para a construção dos vínculos e da memória da apresentadora. Neste tipo de programação, a oralidade como prática ancestral é compreendida não apenas como forma de transmissão de conhecimento, mas como instrumento de resistência e valorização cultural frente à desvalorização dessa identidade, que com a chegada do rádio, muda a perspectiva comunicativa e de troca de informações nas comunidades ribeirinhas. Numa intenção interdisciplinar, este projeto buscou a escuta ativa na construção do relato, compreendendo os laços e vínculos que se fortaleceram através do programa de rádio, assegurando a construção e continuidade de memórias tanto individuais da apresentadora, quanto coletivas, de pessoas que se afetam com a voz da mesma e construíram laços fortes de amizades, reconhecimento e identidade cultural.
Downloads
Referências
BARROS, Vanessa Teixeira de; VILLAÇA, Lenize. Rádio e suas características de permanência. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 23., 2016, São Paulo. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2016. p. 1-13.
COUTINHO, Elane Gomes Santos. Rádio regional e cultura popular: o patrimônio cultural imaterial na migração de AM para FM – análise da ZYD 869 Rádio Mantiqueira de Cruzeiro (SP) e da ZYV 514 Rádio Clube de Santo Antônio de Jesus (BA). 2021. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2021.
JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
p. 90–113.
RÁDIO DIFUSORA DE MACAPÁ. A primeira emissora de rádio a se instalar no Amapá. Macapá: Rádio Difusora de Macapá, s.d. Disponível em: http://www.difusora.ap.gov.br/interno.php?dm=459. Acesso em: 18 jul. 2025.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 200 p. ISBN 978‑8522458233.
ROSTAN,Benedito. Alô, Alô, Amazônia. São Paulo:Limiar, 2005.
STRAUSS, Anselm L.; CORBIN, Juliet. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. ISBN 853631043X.
WANDERLEY, Patrícia Teixeira Azevedo. Alô, Alô Amazônia: o rádio que o ouvinte também faz. 2019. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Belém-Pará, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.












