Alô, alô, Amazônia: Vínculos e memórias que se constroem através do rádio
Mots-clés :
Amazônia, Comunicação, Memórias, Rádio, VínculosRésumé
A escrita deste artigo buscou propor uma reflexão sobre a importância do programa Alô, Alô Amazônia, programa de Rádio com uma história de mais de 50 anos de existência, durante muito tempo foi o meio de comunicação mais procurado pelos moradores de inúmeras comunidades ribeirinhas do Amapá e norte do Pará. Durante esse tempo, muitos vínculos e memórias surgiram, tanto por parte de quem fez e faz o programa, quanto para quem escuta. Dessa forma, a partir de uma entrevista com a apresentadora Janete Carvalho, que contribuiu profundamente para a construção da história e do sucesso do programa, buscamos entender a importância dele para a construção dos vínculos e da memória da apresentadora. Neste tipo de programação, a oralidade como prática ancestral é compreendida não apenas como forma de transmissão de conhecimento, mas como instrumento de resistência e valorização cultural frente à desvalorização dessa identidade, que com a chegada do rádio, muda a perspectiva comunicativa e de troca de informações nas comunidades ribeirinhas. Numa intenção interdisciplinar, este projeto buscou a escuta ativa na construção do relato, compreendendo os laços e vínculos que se fortaleceram através do programa de rádio, assegurando a construção e continuidade de memórias tanto individuais da apresentadora, quanto coletivas, de pessoas que se afetam com a voz da mesma e construíram laços fortes de amizades, reconhecimento e identidade cultural.
Téléchargements
Références
BARROS, Vanessa Teixeira de; VILLAÇA, Lenize. Rádio e suas características de permanência. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 23., 2016, São Paulo. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2016. p. 1-13.
COUTINHO, Elane Gomes Santos. Rádio regional e cultura popular: o patrimônio cultural imaterial na migração de AM para FM – análise da ZYD 869 Rádio Mantiqueira de Cruzeiro (SP) e da ZYV 514 Rádio Clube de Santo Antônio de Jesus (BA). 2021. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2021.
JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
p. 90–113.
RÁDIO DIFUSORA DE MACAPÁ. A primeira emissora de rádio a se instalar no Amapá. Macapá: Rádio Difusora de Macapá, s.d. Disponível em: http://www.difusora.ap.gov.br/interno.php?dm=459. Acesso em: 18 jul. 2025.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 200 p. ISBN 978‑8522458233.
ROSTAN,Benedito. Alô, Alô, Amazônia. São Paulo:Limiar, 2005.
STRAUSS, Anselm L.; CORBIN, Juliet. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. ISBN 853631043X.
WANDERLEY, Patrícia Teixeira Azevedo. Alô, Alô Amazônia: o rádio que o ouvinte também faz. 2019. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Belém-Pará, 2019.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.












