Gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamental
Palavras-chave:
Gênero. Sexualidade. Livros Didáticos. Ensino de Ciências.Resumo
Somos instruídos desde pequenos a fazermos escolhas diferentes baseadas em nosso gênero. Na escola,
os dilemas que envolvem as questões de gênero estão para além da sala de aula, e em ambientes assim,
generificados, é necessário que se iniciem discussões sobre como esses papeis foram construídos historicamente.
A Ciência e a Biologia são, geralmente, as disciplinas que mais tratam sobre o tema. Os Livros
Didáticos se configuram como uma peça importante no processo de aprendizagem dos (as) alunos (as),
contendo discursos sobre os temas “gênero” e “sexualidade”, portanto, objetivou-se nessa pesquisa descrever
e compreender esses discursos inscritos em livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental (6° ao
9° ano). De um modo geral os livros apresentaram uma perspectiva biológica dos temas, trazendo somente
algumas representações onde foi possível perceber um viés sociocultural de discussão, debatendo questões
importantes que promovem a formação cidadã dos alunos e a equidade de gênero.
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