Gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamental

Autori

  • Marcos Felipe Silva Duarte
  • Hellen José Daiane Alves Reis

Parole chiave:

Gênero. Sexualidade. Livros Didáticos. Ensino de Ciências.

Abstract

Somos instruídos desde pequenos a fazermos escolhas diferentes baseadas em nosso gênero. Na escola,
os dilemas que envolvem as questões de gênero estão para além da sala de aula, e em ambientes assim,
generificados, é necessário que se iniciem discussões sobre como esses papeis foram construídos historicamente.
A Ciência e a Biologia são, geralmente, as disciplinas que mais tratam sobre o tema. Os Livros
Didáticos se configuram como uma peça importante no processo de aprendizagem dos (as) alunos (as),
contendo discursos sobre os temas “gênero” e “sexualidade”, portanto, objetivou-se nessa pesquisa descrever
e compreender esses discursos inscritos em livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental (6° ao
9° ano). De um modo geral os livros apresentaram uma perspectiva biológica dos temas, trazendo somente
algumas representações onde foi possível perceber um viés sociocultural de discussão, debatendo questões
importantes que promovem a formação cidadã dos alunos e a equidade de gênero.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Marcos Felipe Silva Duarte

Graduando em Ciências Biológicas Licenciatura na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Saúde e Sexualidade (GP-ENCEX). Atualmente
desenvolve pesquisas que problematizam os discursos sobre gênero e sexualidade em Livros
de Educação Sexual e Livros Didáticos de Ciências.

Hellen José Daiane Alves Reis

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática - UFMA. Licenciada e Bacharela em Ciências Biológicas
- UFMA. Professora substituta do Curso de Ciências Naturais – UFMA/Pinheiro. Membro do
Grupo de Pesquisa GP-ENCEX/UEMA. Atualmente desenvolve pesquisas que problematizam os
discursos sobre gênero e sexualidade no ensino de Ciências e Biologia.

Riferimenti bibliografici

BARROS, C; PAULINO, W. Ciências - O corpo humano - 8º ano. 5.ed. São Paulo: Ática, 2012.

BARROS, C; PAULINO, W. Ciências - O meio ambiente - 6ºano. 5.ed. São Paulo: Ática, 2012.

BARROS, C; PAULINO, W. Ciências - Os seres humanos - 7º ano. 5.ed. São Paulo: Ática, 2012.

BECK, D. Q; GUIZZO, B. S. Estudos Culturais e Estudos de Gênero: proposições e entrelaces às

pesquisas educacionais. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros

curriculares nacionais: Ciências naturais (quinta a oitava séries). Brasília: MEC/SEF,

b.

DAOLIO, J. Os significados do corpo na cultura e as implicações para a Educação Física.

FELIPE, J. Educação para a sexualidade: uma proposta de formação docente. In Educação para

igualdade de gênero. 2006.

GODOI, M. R; ARANTES, C. Governo dos corpos, gênero e sexualidades: reflexões sobre situações

do cotidiano escolar. 2001. In. PRADO, V. M. Gênero, corpo e @tivismos. Nuances: Estudos sobre

Educação. 2014.

LOURO, G. L. Corpo, Escola e Identidade. In: Educação e Realidade. Porto Alegre, 2000.

MINAYO, M. C. S; O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed., São Paulo:

Hucitec, 2013.

SANTOS, F. F; SOUZA, M. L; “Professora, a senhora gosta de homem ou de mulher? Olhares de um

grupo de estudantes sobre uma proposta de ensino sobre o corpo, gênero e sexualidade na EJA. In:

Encontro Nacional de Ensino de Biologia, São Paulo, Brasil, 2014.

SEFFNER, F. Gênero, sexualidade, violência e poder. In Educação para igualdade de gênero. 2006.

SHIMABUKURO, V. Projeto Araribá: Ciências 6º ano. 3ed. São Paulo: Moderna, 2010.

SHIMABUKURO, V. Projeto Araribá: Ciências 7º ano. 3ed. São Paulo: Moderna, 2010.

SHIMABUKURO, V. Projeto Araribá: Ciências 8º ano. 3ed. São Paulo: Moderna, 2010.

TATARKIEWICZ, Wladyslaw. História de seis ideias: arte, belleza, forma, creatividad, mimesis, experiência

estética. 2002. In GUIZZO, Bianca Salazar. Gênero e embelezamento na educação infantil.

Revista PerCursos. Florianópolis, v. 14, n.26, jan./jun. 2013. P. 125 - 143.

WENETZ, I. Gênero, corpo e sexualidade: negociações nas brincadeiras do pátio escolar. Campinas,

Pubblicato

2019-01-05

Come citare

Duarte, M. F. S., & Reis, H. J. D. A. (2019). Gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamental. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 4(Espec), 395–408. Recuperato da https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10539

Fascicolo

Sezione

Eixo 2 - Gênero, Literatura e Filosofia