Gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamental

Autores/as

  • Marcos Felipe Silva Duarte
  • Hellen José Daiane Alves Reis

Palabras clave:

Gênero. Sexualidade. Livros Didáticos. Ensino de Ciências.

Resumen

Somos instruídos desde pequenos a fazermos escolhas diferentes baseadas em nosso gênero. Na escola,
os dilemas que envolvem as questões de gênero estão para além da sala de aula, e em ambientes assim,
generificados, é necessário que se iniciem discussões sobre como esses papeis foram construídos historicamente.
A Ciência e a Biologia são, geralmente, as disciplinas que mais tratam sobre o tema. Os Livros
Didáticos se configuram como uma peça importante no processo de aprendizagem dos (as) alunos (as),
contendo discursos sobre os temas “gênero” e “sexualidade”, portanto, objetivou-se nessa pesquisa descrever
e compreender esses discursos inscritos em livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental (6° ao
9° ano). De um modo geral os livros apresentaram uma perspectiva biológica dos temas, trazendo somente
algumas representações onde foi possível perceber um viés sociocultural de discussão, debatendo questões
importantes que promovem a formação cidadã dos alunos e a equidade de gênero.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Felipe Silva Duarte

Graduando em Ciências Biológicas Licenciatura na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Saúde e Sexualidade (GP-ENCEX). Atualmente
desenvolve pesquisas que problematizam os discursos sobre gênero e sexualidade em Livros
de Educação Sexual e Livros Didáticos de Ciências.

Hellen José Daiane Alves Reis

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática - UFMA. Licenciada e Bacharela em Ciências Biológicas
- UFMA. Professora substituta do Curso de Ciências Naturais – UFMA/Pinheiro. Membro do
Grupo de Pesquisa GP-ENCEX/UEMA. Atualmente desenvolve pesquisas que problematizam os
discursos sobre gênero e sexualidade no ensino de Ciências e Biologia.

Citas

BARROS, C; PAULINO, W. Ciências - O corpo humano - 8º ano. 5.ed. São Paulo: Ática, 2012.

BARROS, C; PAULINO, W. Ciências - O meio ambiente - 6ºano. 5.ed. São Paulo: Ática, 2012.

BARROS, C; PAULINO, W. Ciências - Os seres humanos - 7º ano. 5.ed. São Paulo: Ática, 2012.

BECK, D. Q; GUIZZO, B. S. Estudos Culturais e Estudos de Gênero: proposições e entrelaces às

pesquisas educacionais. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros

curriculares nacionais: Ciências naturais (quinta a oitava séries). Brasília: MEC/SEF,

b.

DAOLIO, J. Os significados do corpo na cultura e as implicações para a Educação Física.

FELIPE, J. Educação para a sexualidade: uma proposta de formação docente. In Educação para

igualdade de gênero. 2006.

GODOI, M. R; ARANTES, C. Governo dos corpos, gênero e sexualidades: reflexões sobre situações

do cotidiano escolar. 2001. In. PRADO, V. M. Gênero, corpo e @tivismos. Nuances: Estudos sobre

Educação. 2014.

LOURO, G. L. Corpo, Escola e Identidade. In: Educação e Realidade. Porto Alegre, 2000.

MINAYO, M. C. S; O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed., São Paulo:

Hucitec, 2013.

SANTOS, F. F; SOUZA, M. L; “Professora, a senhora gosta de homem ou de mulher? Olhares de um

grupo de estudantes sobre uma proposta de ensino sobre o corpo, gênero e sexualidade na EJA. In:

Encontro Nacional de Ensino de Biologia, São Paulo, Brasil, 2014.

SEFFNER, F. Gênero, sexualidade, violência e poder. In Educação para igualdade de gênero. 2006.

SHIMABUKURO, V. Projeto Araribá: Ciências 6º ano. 3ed. São Paulo: Moderna, 2010.

SHIMABUKURO, V. Projeto Araribá: Ciências 7º ano. 3ed. São Paulo: Moderna, 2010.

SHIMABUKURO, V. Projeto Araribá: Ciências 8º ano. 3ed. São Paulo: Moderna, 2010.

TATARKIEWICZ, Wladyslaw. História de seis ideias: arte, belleza, forma, creatividad, mimesis, experiência

estética. 2002. In GUIZZO, Bianca Salazar. Gênero e embelezamento na educação infantil.

Revista PerCursos. Florianópolis, v. 14, n.26, jan./jun. 2013. P. 125 - 143.

WENETZ, I. Gênero, corpo e sexualidade: negociações nas brincadeiras do pátio escolar. Campinas,

Publicado

2019-01-05

Cómo citar

Duarte, M. F. S., & Reis, H. J. D. A. (2019). Gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamental. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 4(Espec), 395–408. Recuperado a partir de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10539

Número

Sección

Eixo 2 - Gênero, Literatura e Filosofia