O perfil de egresso em cursos de Direito

Autores

  • Adriano Leal de Carvalho Universidade Presbiteriana Mackenzie http://orcid.org/0000-0002-1412-6996
  • Jonathan Hernandes Marcantonio Damásio Educacional & Universidade Metropolitanta de Santos (UNIMES)

Resumo

O Brasil forma muito mais bacharéis em Direito do que a média mundial. Entre outros motivos, pelo aumento de novos cursos de Direito. Em meio a tanta concorrência, indaga-se acerca do modelo de formação que estes novos cursos visam construir. Com base nessa problemática de pesquisa e alicerçado por uma fundamentação teórica de definição do conceito de competências e habilidades, analisou-se o Projeto Pedagógico desses cursos, em especial seus Perfis de Egresso. O escopo da pesquisa envolve cursos autorizados pelo Ministério da Educação entre 2008 e 2019 em São Paulo/SP. As competências e habilidades foram agrupadas por similitude com o objetivo de mapear as principais perspectivas desses cursos. Os resultados apontam a incidência dos agrupamentos de competências e habilidades desejáveis para os cursos do escopo de estudo. Com isto, conclui-se que tal análise, dialoga não apenas com o modelo de bacharel que se deseja formar, como com o modelo de sociedade que se busca construir.

 

ABSTRACT

Brazil presents a huge amount of new law graduates than the world's average. It contributes to this fact, among other reasons, the recent boost on the amount of new Law Schools. Amidst so much competition, it could be inquired about the model of formation which these new courses intend to help to build. Based on that, and founded on a theoretical basis of the definition of competence and skills, it has been examined the Pedagogical Project and Egress Profile of these courses. The project scope involves courses authorized by the Department of Education, between 2008 and 2019, in the city of Sao Paulo. Analyzing such competences and skills, they were arranged by similarity, therefore allowing the mapping of their main academic perspectives. The results indicate the incidence of desirable competences and skills for courses of the study scope. Such analysis, as a consequence, engages not only of the model of student one wishes to train, but also the model of society to build.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Leal de Carvalho, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestrando em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. 
Especialização em Ensino Lúdico
Bacharel e Licenciado em Educação Física pela USP.
Graduado em Direito.
Professor.

Jonathan Hernandes Marcantonio, Damásio Educacional & Universidade Metropolitanta de Santos (UNIMES)

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2003), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011), com período de pesquisa na Universidade Livre de Berlim - Alemanha (Doutorado Sanduíche, com bolsa pelo Programa PDEE - CAPES). Atualmente é professor doutor da Universidade Metropolitana de Santos e professor doutor - Damásio Educacional. Tem experiência na área de Direito Público, História, Filosofia e Teoria do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia Política, Estado Moderno, Modernidade, Teoria do Controle Social, Direitos Humanos, Direito Internacional Público e Privado, Direito Administrativo e Constitucional.

Referências

BERGER FILHO, R. L. Currículo por competências. [20--].Disponível em: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/portals/18/arquivos/curriculo_e_competencias_cr.pdf Acesso em 06 jan 2021.

BITENCOURT, C. Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. Porto Alegre: Bookman, 2010

BOYATZIS, R. E. The competent manager: A model for effective performance. New York: John Wiley & Sons, 1982.

COSTELLA, R. Z. Competências e habilidade no contexto da sala de aula ensaiando diálogos com a teoria Piagetiana. Cadernos de Aplicação. Porto Alegre: v. 24, n. 1, jan./jun. 2011.

CRUZ, C. Competências e habilidades: da proposta à prática. São Paulo: Ed. Loyola, 2001.

DIAS, I. S. Competências e Educação: conceito e significado pedagógico. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar. São Paulo: v. 14, n. 1, p. 73-78, jan/jul, 2010.

DUTRA, J. S. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2004.

ESTELLA, A. M.; VERA, C. S. La ensenãnza en competências en el marco de la educación a lo largo de la vida y la sociedad del conocimiento. Revista IberoAmericana de Educación, Madrid: n. 47, p. 159-183, maio-ago 2008.

FARAH, F. Competência: um conceito indispensável. 2015. Disponível em: http://www.flaviofarah.com/Adm/userfiles/Q29tcGV0w6puY2lhIC0gdW0gY29uY2VpdG8gaW5kaXNwZW5zw6F2ZWw=.pdf Acesso em 06 jan 2021.

FLEURY, M. T.; FLEURY, A. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. São Paulo: Atlas, 2004.

FRANKE, A. C.; CABRAL, P. M. F.; ENZWEILER, K. Gestão de competências: um estudo sobre a percepção dos representantes farmacêuticos do Rio Grande do Sul. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde. São Paulo: v. 4, n. 2, p. 37-50, jul/dez, 2015.

GASPAR, I. Competências em questão: contributo para a formação de professores. Discursos [Em linha]: perspectivas em educação. Lisboa, Universidade Aberta. v.1, n. 2, p. 55-71, dez, 2004. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/158 Acesso em: 06 jan 2021.

GOERGEN, P. L.. Competências docentes na educação do futuro: anotações sobre a formação de professores. Nuances, Presidente Prudente, FTC/Unesp v. 6, n.6, p. 1-9, out 2000.

LEBOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

LEDFORD JR, G. E. Paying for the skills, knowledge, and competencies of knowledge workers. Compensations & Benefits review. Newbury Park: Sage Publishing, v. 27, n.4, p.56, jul/ago 1995.

MACEDO, L. Competências e habilidades: elementos para uma reflexão pedagógica. São Paulo, 1999. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2505.pdf. Acesso em 09 abr 2020.

MARTELOTTA, M. E. Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2012.

MCCLELLAND, D. C. Testing for competence rather than for intelligence. American Psychologist.: American Psychological Association, v. 28 n. 1. p. 1-14 jan, 1973.

MCFALL, R. M. in DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais: terapia e educação. Petrópolis: Vozes, 1999.

MEIRIEU, P. Connaissances scolaires. [20--]. Disponível em https://www.meirieu.com/DICTIONNAIRE/connaissances.htm . Acesso em 06 jan 2021.

MENEZES, E. T.; SANTOS, T. H. Verbete competência. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: https://www.educabrasil.com.br/competencia/ Acesso em: 06 jan 2021.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria 23 de 21 de dezembro de 2017. [Dispõe sobre os fluxos dos processos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior e de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores, bem como seus aditamentos]. Diário Oficial da União: seção 1. Ministério da Educação, Brasília, ed. 170, n. 245, p. 35. 03 set 2018. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39380012/do1-2%20018-09-03-portaria-normativa-n-23-de-21-de-dezembro-2017--39379864 Acesso em: 06 jan 2021.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução 5 de 17 de dezembro de 2018. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1. Ministério da Educação, Brasília, p. 122, 18 dez 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104111-rces005-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 06 jan 2021.

MORETTO, V. P. Construtivismo: a produção do conhecimento em aula. 4. ed. Rio de Janeiro, DP&A, 2006.

MOROSINI, M. C. (org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária: Glossário. 2. ed. Brasilia: INEP, 2006. v. 2.

PARRY, S. B. The quest for competences. Training, 1996. v. 33, n. 7

PERRENOUD, P. Construir competências e virar as costas aos saberes? Résonances, mensuel de l'École Valaisanne, Dossier Savoirs et compétences, Genebra, v. 1, n. 3, p. 3-7, nov. 1998. Disponível em: https://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_1998/1998_34.html Acesso em: 06 jan 2021.

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PERRENOUD, P.. Dez Novas Competências para Ensinar: convite à viagem. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000.

REY, B., et al. As competências na escola. Aprendizagem e avaliação. Vila Nova de Gaia, Portugal: Gailivro, 2005.

ROLDÃO, M. Gestão do currículo e avaliação de competências: as questões dos professores. Lisboa: Editorial Presença, 2003.

ROMAINVILLE, G. et al. Réformes: à ceux qui s'interrogent sur les compétences et leur évaluation. Forum pédagogie, Namur, v. 1, n. 1, p. 21-27, 1998.

RYCHEN, D.; TIANA, A. Desenvolver competências-chave em educação. Algumas lições extraídas da experiência nacional e internacional. Porto: Asa, 2005.

SPENCER JR, M.; SPENCER, S.M. Competence at work: Models for superior performance. New York: John Wiley & Sons, 1993.

TARDIF, J. L’evaluation des compétences: Documenter le parcours de développement. Montreal: Chenelière Education, 2006.

ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Downloads

Publicado

2021-08-28

Como Citar

Carvalho, A. L. de, & Marcantonio, J. H. (2021). O perfil de egresso em cursos de Direito. Revista Húmus, 11(33). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16067

Edição

Seção

Perspectivas do Direito, Educação e Literatura