Pierre-Joseph Proudhon e a Educação Tecnicista

Autores

  • Celso Kraemer Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Patricia Lanzini Franco Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Luciano Ricardo Nascimento Universidade Regional de Blumenau - FURB

Resumo

O presente artigo centra-se em debater sobre Pierre-Joseph Proudhon (1809- 1865) e a educação tecnicista. A educação aliada à instrução técnica já ocorria na Antiguidade, como forma de instruir os escravos que executavam volumosas obras de construção civil. Na Idade Média, foi praticada nos mosteiros medievais, pelos monges. No século XXI, o aprender a fazer, é uma das colunas que sustentam a educação, pregando que á relevante a aplicação da técnica com os conhecimentos teóricos. Proudhon, um dos mais importantes pensadores socialistas do século XIX, entende que a educação e a instrução técnica tornam os operários mais completos e auxilia também na formação de uma sociedade mais justa, liberta e igualitária. A produtividade dos operários é maior quando estes entendem todo o processo fabril, desde o planejamento até as práticas operacionais. A educação, portanto, não deve ficar limitada apenas ao ensino das letras, mas sim, conjugando o ensino teórico com o ensino prático.

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Biografia do Autor

Celso Kraemer, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui graduação em Filosofia, com Habilitação em Filosofia, Sociologia e História, pela Fundação Educacional de Brusque (1990), mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2003) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente é professor de filosofia na Faculdade São Luiz e professor titular da Universidade Regional de Blumenau, instituição na qual atua junto ao Programa de Pós-Grduação em Educação - Mestrado em Educação, e nos cursos de graduação e especialização. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, capacitação docente, ética e política, e história da filosofia

Patricia Lanzini Franco, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre em Educação Cientifica e Tecnológica

Luciano Ricardo Nascimento, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestrando em Educação

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Publicado

2012-09-01

Como Citar

Kraemer, C., Franco, P. L., & Nascimento, L. R. (2012). Pierre-Joseph Proudhon e a Educação Tecnicista. Revista Húmus, 2(6). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1548