Patrimônio acessível: relato de experiência sobre a visita guiada para surdos no Teatro Arthur Azevedo

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e26274%20

Parole chiave:

acessibilidade cultural, surdos, Teatro Arthur Azevedo, Libras, inclusão social

Abstract

Este relato de experiência tem como objetivo analisar as práticas de acessibilidade e inclusão de surdos no Teatro Arthur Azevedo, localizado no centro histórico de São Luís/MA. A pesquisa fundamenta-se em observações realizadas durante estágio extracurricular, com foco nas visitas guiadas em Libras e no papel da mediação comunicacional como estratégia de democratização do acesso cultural. A partir da análise das legislações brasileiras — como a Lei nº 10.098/2000, a Lei nº 10.436/2002, o Decreto nº 5.626/2005 e a Lei nº 13.146/2015 —, discute-se o acesso comunicacional, cultural e atitudinal no contexto de um espaço histórico. Observou-se que, apesar da oferta de visitas acessíveis, persistem barreiras comunicacionais e atitudinais que limitam a participação dos surdos, evidenciando a necessidade de políticas públicas integradas e ações institucionais contínuas. Portanto, conclui-se que a acessibilidade cultural vai além da presença de intérpretes, exigindo a formação de profissionais, a sensibilização da sociedade e o comprometimento com uma cultura inclusiva.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Helen Vanessa Silva Lopes, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda do Curso de Letras Libras - UFMA.

Teresa Cristina Lafontaine , Universidade Federal do Maranhão

Mestra em Geografia – Universidade Federal do Pará (UFPA).

Riferimenti bibliografici

BRASIL. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 20 dez. 2000. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm. Acesso em: 12 set. 2024.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais — Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 25 abr. 2002. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 12 set. 2024.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 23 dez. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm. Acesso em: 04 jun. 2025.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 7 jul. 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 12 set. 2024.

CAZUMBÁ, I. dos S.; BARBOSA, J.; ROSA, S. Acessibilidade para surdos em ambientes artístico-culturais: um estudo de caso sobre a FLIPELÔ – 2021. Revista FESA, v. 3, n. 1, p. 1-20, 2023. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/300. Acesso em: 04 jun. 2025.

JANSEN, José. Apolônia Pinto e seu tempo. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1953.

JANSEN, José. Teatro no Maranhão: (até o fim do século XIX). Rio de Janeiro: Gráfica Olímpia, 1974.

LACROIX, Maria de Lourdes Lauande. São Luís do Maranhão, corpo e alma. 2. ed. São Luís: Edição da autora, 2020.

MARANHÃO. Secretaria de Cultura. Teatro Arthur Azevedo. São Luís, 2024. Disponível em: http://casas.cultura.ma.gov.br/taa/index.php?page=historia. Acesso em: 10 set. 2024.

QUADROS, R. M. de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.

STROBEL, K. A. Educação bilíngue para surdos: língua de sinais e língua portuguesa. Porto Alegre: Mediação, 2008.

##submission.downloads##

Pubblicato

2025-10-09

Come citare

Lopes, H. V. S. ., Aguiar, V. S. ., & Lafontaine , T. C. . (2025). Patrimônio acessível: relato de experiência sobre a visita guiada para surdos no Teatro Arthur Azevedo. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 8(19), 130–138. https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e26274