ÁFRICA E TRADIÇÃO ORAL

Contribuições teórico-metodológicas para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica

Autori

  • Luanda Martins Campos

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.3

Parole chiave:

Tradição Oral, Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, Educação Básica

Abstract

Neste artigo analisamos as contribuições teórico-metodológicas da tradição oral de base africana para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica. Apresentamos concepções acerca da tradição oral de base africana; discutimos a finalidade política e pedagógica dos mitos para sociedades africanas antigas e como se relacionam com nossas demandas teórico-metodológicas para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa tendo por procedimentos a pesquisa bibliográfica com base em estudos sobre a tradição oral, utilizando como principais fontes, Amadou Hampatê Bâ (2003; 2010), Joseph Ki-Zerbo (2010), Nwankwo Martins (2012), além de fontes relacionadas ao ensino de africanidades no Brasil, tais como Petronilha Silva, Nilma Gomes e Kabenguele Munanga. Consideramos que ensinar história e cultura africana tem a ver com a busca pela ancestralidade silenciada pelo racismo, assim como entendemos que ensinar história e cultura afro-brasileira é valorizar a herança ancestral mantendo firme a resistência e a busca pela emancipação humana.

 

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Biografia autore

Luanda Martins Campos

Mestra em Gestão da Educação Básica (UFMA), com graduação em Pedagogia. Especialista em Política de igualdade racial no ambiente escolar (UFMA); Especialista em Psicologia da Aprendizagem (UEMA); Especialista em Docência Superior (Uniasselvi); e Especialista em Gestão e supervisão escolar (Santa Fé). Sou professora dos Anos Iniciais da Rede Municipal de educação de São Luís-MA e atuo como Coordenadora Pedagógica da Universidade Aberta do Brasil - IFMA. Tenho experiência em licenciatura dos Anos Iniciais e Formação docente, com ênfase em currículo, práticas pedagógicas, educação para as relações étnico-raciais e ensino de história e cultura africana e afrobrasileira . Sou integrante do Grupo de Estudo, pesquisa e Investigações Afrobrasileiras (GIPEAB-UFMA) e do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias Digitais (GPEaD-IFMA). Realizo pesquisas na área da educação para relações étnico-raciais; ensino de história e cultura afrobrasileira e africana; e formação docente.

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Pubblicato

2023-09-27

Come citare

Campos, L. M. (2023). ÁFRICA E TRADIÇÃO ORAL: Contribuições teórico-metodológicas para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 6(14), 46–59. https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.3