Programa residência pedagógica: ações da Liesafro para uma educação antirracista
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25652Palavras-chave:
Educação Antirracista, História Diversa, Formação de Professores, Programa Residência PedagógicaResumo
O artigo tem como objetivo socializar as ações exitosas para uma educação antirracista do subprojeto da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranhão (Liesafro-UFMA) no Programa Residência Pedagógica (CAPES), com aplicação na Escola Quilombola Centro Educa Mais Luiz Alves Ferreira, situada no Quilombo/Bairro da Liberdade, São Luís do Maranhão (Brasil). Tais ações possibilitaram a promoção de uma educação antirracista com ênfase em um ensino de História diversa, quebrando o paradigma de uma História eurocêntrica. Nesse texto, serão destacadas duas ações: a aplicação dos Indicadores da Qualidade na Educação - Relações Raciais na Escola (Carreira; Souza, 2013) e a implementação de uma biblioteca antirracista, que potencializaram as primeiras experiências dos(as) residentes na educação básica. Dentre os referenciais teóricos utilizados, destacam-se “O perigo de uma história única”, de Chimamanda Adichie (2019) e “Candomblé e umbanda: caminhos da devoção brasileira”, de Vagner Gonçalves (2005). Os resultados das ações mostraram a importância da construção de um ambiente escolar comprometido com a equidade racial. A Residência Pedagógica revelou seu potencial transformador para os universitários, propiciando a integração entre a Universidade e a Educação Básica e enfatizando a necessidade de aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 e de uma formação docente voltada ao combate ao racismo.
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