Formação versus instrução no Emílio de Rousseau

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2966-1196v1n2.2024.25

Parole chiave:

Formação, Instrução, Trabalho, Rousseau

Abstract

Na segunda fase da educação da natureza delineada por Rousseau em Emílio ou da Educação, o adolescente entra na etapa de aprendizado de um ofício, onde o filósofo direciona seu aprendiz a aprimorar os sentidos em detrimento da razão. Partindo desse pressuposto, o objetivo deste artigo é caracterizar a diferença entre formação e instrução, fazendo um recorte do que é estabelecido no livro III, da obra pedagógica de Jean-Jacques Rousseau, Emílio ou da Educação, quando o filósofo irá discorrer sobre a importância do trabalho na vida do indivíduo. Para isso, a metodologia empregada será de cunho bibliográfico, com análise interpretativa do texto basilar e de comentaristas que discorram sobre a temática. Sendo o trabalho um dos principais itens de sobrevivência na vida do ser humano, ao educar uma criança desde sua infância à idade adulta, é mister que chegará o momento de tratar sobre o assunto no desenvolvimento humano e cognitivo do jovem aprendiz. A forma como Rousseau pensa-o para a vida do jovem divergiria de alguns parâmetros educacionais difundidos entre as escolas na Modernidade. Dessa forma, pretende-se contribuir com novas abordagens sobre um tema sempre atual, o trabalho e como, em Rousseau, ele assume um viés que está inserido nos parâmetros da educação negativa.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Maria do Socorro Gonçalves da Costa, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em filosofia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Mestra em Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade – PGCult/UFMA.

Riferimenti bibliografici

ALVES, Jhonatan Diógenes de Oliveira; TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de. A pedagogia de Rousseau e sua crítica à educação na França do século XVIII. Revista OLHARES, v. 7, n. 3 – Guarulhos, novembro de 2019.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.

CONDORCET, Jean-Marie Nicolas de C. Cinco Memórias sobre a instrução pública. Tradução e apresentação: Maria das Graças de Souza. São Paulo. Editora UNESP, 2008.

COSTA, Maria do Socorro Gonçalves da. Cultura e educação em Rousseau: uma análise do Emílio. 2013. 119f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/47 Acesso em: 25/02/2024.

DOZOL, Marlene de Souza. Rousseau: educação: máscara e o rosto. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2006.

FORTES, Luiz Roberto. O Iluminismo e os Reis Filósofos. São Paulo: Brasiliense, 2004.

HAZARD, Paul. O Pensamento Europeu no Século XVIII – de Montesquieu a Lessing. 3ª edição, Lisboa: Editora Presença, 1989.

JAEGER, W. Paidéia – A Formação do Homem Grego. Tradução: Arthur M. Pereira. São Paulo. Martins Fontes, 2003.

KAWAUCHE, Thomaz. Educação e filosofia no Emílio de Rousseau. São Paulo: Editora Unesp, 2021.

LOCKE, John. Ensaio acerca do Entendimento Humano. Tradução de Anoar Aiex e Jacy Monteiro. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores).

LOCKE, John. Quelques Pensées Sur L’ Éducation. Traduction G. Compayré. Paris: Librairie Philosophique J. VRIN, 2007.

MONTAIGNE, Michel E. de. Ensaios I. 2ª Edição. Tradução: Sergio Miliet. Coleção Os Pensadores. São Paulo. Abril Cultural, 1980.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. Tradução de Sérgio Milliet. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 1995.

SOUZA, Maria das Graças de. Ilustração e História: O pensamento sobre a história no Iluminismo francês. São Paulo: Discurso Editorial, 2001.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.

TOCQUEVILLE, Alexis. O Antigo Regime e a Revolução. Organização: P-J Mayer. Tradução: Rosemary Costhek Abílio. Editora Martins Fontes, 2009.

VIEIRA, Epitácio Fragoso. O senso antropológico em Rousseau. Recife: Editora da UFPE, 1989.

Pubblicato

2024-12-14

Fascicolo

Sezione

Artigos - Século XVIII