Formação versus instrução no Emílio de Rousseau
DOI:
https://doi.org/10.18764/2966-1196v1n2.2024.25Parole chiave:
Formação, Instrução, Trabalho, RousseauAbstract
Na segunda fase da educação da natureza delineada por Rousseau em Emílio ou da Educação, o adolescente entra na etapa de aprendizado de um ofício, onde o filósofo direciona seu aprendiz a aprimorar os sentidos em detrimento da razão. Partindo desse pressuposto, o objetivo deste artigo é caracterizar a diferença entre formação e instrução, fazendo um recorte do que é estabelecido no livro III, da obra pedagógica de Jean-Jacques Rousseau, Emílio ou da Educação, quando o filósofo irá discorrer sobre a importância do trabalho na vida do indivíduo. Para isso, a metodologia empregada será de cunho bibliográfico, com análise interpretativa do texto basilar e de comentaristas que discorram sobre a temática. Sendo o trabalho um dos principais itens de sobrevivência na vida do ser humano, ao educar uma criança desde sua infância à idade adulta, é mister que chegará o momento de tratar sobre o assunto no desenvolvimento humano e cognitivo do jovem aprendiz. A forma como Rousseau pensa-o para a vida do jovem divergiria de alguns parâmetros educacionais difundidos entre as escolas na Modernidade. Dessa forma, pretende-se contribuir com novas abordagens sobre um tema sempre atual, o trabalho e como, em Rousseau, ele assume um viés que está inserido nos parâmetros da educação negativa.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALVES, Jhonatan Diógenes de Oliveira; TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de. A pedagogia de Rousseau e sua crítica à educação na França do século XVIII. Revista OLHARES, v. 7, n. 3 – Guarulhos, novembro de 2019.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.
CONDORCET, Jean-Marie Nicolas de C. Cinco Memórias sobre a instrução pública. Tradução e apresentação: Maria das Graças de Souza. São Paulo. Editora UNESP, 2008.
COSTA, Maria do Socorro Gonçalves da. Cultura e educação em Rousseau: uma análise do Emílio. 2013. 119f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/47 Acesso em: 25/02/2024.
DOZOL, Marlene de Souza. Rousseau: educação: máscara e o rosto. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2006.
FORTES, Luiz Roberto. O Iluminismo e os Reis Filósofos. São Paulo: Brasiliense, 2004.
HAZARD, Paul. O Pensamento Europeu no Século XVIII – de Montesquieu a Lessing. 3ª edição, Lisboa: Editora Presença, 1989.
JAEGER, W. Paidéia – A Formação do Homem Grego. Tradução: Arthur M. Pereira. São Paulo. Martins Fontes, 2003.
KAWAUCHE, Thomaz. Educação e filosofia no Emílio de Rousseau. São Paulo: Editora Unesp, 2021.
LOCKE, John. Ensaio acerca do Entendimento Humano. Tradução de Anoar Aiex e Jacy Monteiro. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores).
LOCKE, John. Quelques Pensées Sur L’ Éducation. Traduction G. Compayré. Paris: Librairie Philosophique J. VRIN, 2007.
MONTAIGNE, Michel E. de. Ensaios I. 2ª Edição. Tradução: Sergio Miliet. Coleção Os Pensadores. São Paulo. Abril Cultural, 1980.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. Tradução de Sérgio Milliet. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 1995.
SOUZA, Maria das Graças de. Ilustração e História: O pensamento sobre a história no Iluminismo francês. São Paulo: Discurso Editorial, 2001.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.
TOCQUEVILLE, Alexis. O Antigo Regime e a Revolução. Organização: P-J Mayer. Tradução: Rosemary Costhek Abílio. Editora Martins Fontes, 2009.
VIEIRA, Epitácio Fragoso. O senso antropológico em Rousseau. Recife: Editora da UFPE, 1989.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Revista Iluminus
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
A Revista Iluminus está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.