Crise da experiência e melancolia em Aos 7 e aos 40 (2016), de João Anzanello Carrascoza
Palavras-chave:
Crise da Experiência, melancolia, fragmentação narrative, Aos 7 e aos 40, João Anzanello CarrascozaResumo
Este artigo analisa de que maneira a melancolia configura o romance Aos 7 e aos 40 (2016), de João Anzanello Carrascoza, a partir da perspectiva da crise da experiência na contemporaneidade. A diferenciação proposta por Walter Benjamin entre vivência (Erlebnis) e experiência (Erfahrung) é fundamental para a compreensão dos aspectos melancólicos que atravessam a obra, tais como a fragmentação narrativa, a carência de experiências significativas do protagonista, o desajuste com a realidade e o sentimento de desencanto. A discussão teórica ancora-se nos escritos de Walter Benjamin (1994), Byung-Chul Han (2023), Susana Kampf Lages (2016) e Jaime Ginzburg (2013), estabelecendo relações entre a fragmentação da experiência e a constituição da melancolia na narrativa contemporânea. A melancolia configura a narrativa de Aos 7 aos 40 (2016) a partir da fragmentação narrativa e alternância dos episódios narrados na infância e fase adulta do protagonista – não nomeado do romance, como um aspecto do sentimento de busca de sentido do narrador na fase adulta. Além disso, o sentimento de perda, ausência, desencanto e desajuste entre o protagonista que não se reconhece em suas ações demonstram o distanciamento e carência de experiências significativas. O romance de João Anzanello Carrascoza estetiza e ficcionaliza o sentimento de perda e o desajuste com a realidade que, como discutido, são aspectos da melancolia.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política - ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume I, 2ª edição, São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política - ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume I, 2ª edição, São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
CARRASCOZA, João Anzanello. Aos 7 e aos 40. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
CARRASCOZA, João Anzanello. Aos 7 e aos 40. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.
GINZBURG, Jaime. Literatura, violência e melancolia. Campinas, São Paulo: Autores associados, 2013.
HAN, Byung-Chul. A crise da narração. Petrópolis: Vozes, 2023.
LAGES, Susana Kampf. Walter Benjamin: tradução e melancolia. 1. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
SILVA, Michel Augusto Carvalho da. O temor pelo sofrimento futuro: algofobia e melancolia na
narrativa de João Anzanello Carrascoza. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Iluminus

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Iluminus está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









