Crise da experiência e melancolia em Aos 7 e aos 40 (2016), de João Anzanello Carrascoza

Autores

Palavras-chave:

Crise da Experiência, melancolia, fragmentação narrative, Aos 7 e aos 40, João Anzanello Carrascoza

Resumo

Este artigo analisa de que maneira a melancolia configura o romance Aos 7 e aos 40 (2016), de João Anzanello Carrascoza, a partir da perspectiva da crise da experiência na contemporaneidade. A diferenciação proposta por Walter Benjamin entre vivência (Erlebnis) e experiência (Erfahrung) é fundamental para a compreensão dos aspectos melancólicos que atravessam a obra, tais como a fragmentação narrativa, a carência de experiências significativas do protagonista, o desajuste com a realidade e o sentimento de desencanto. A discussão teórica ancora-se nos escritos de Walter Benjamin (1994), Byung-Chul Han (2023), Susana Kampf Lages (2016) e Jaime Ginzburg (2013), estabelecendo relações entre a fragmentação da experiência e a constituição da melancolia na narrativa contemporânea. A melancolia configura a narrativa de Aos 7 aos 40 (2016) a partir da fragmentação narrativa e alternância dos episódios narrados na infância e fase adulta do protagonista – não nomeado do romance, como um aspecto do sentimento de busca de sentido do narrador na fase adulta. Além disso, o sentimento de perda, ausência, desencanto e desajuste entre o protagonista que não se reconhece em suas ações demonstram o distanciamento e carência de experiências significativas. O romance de João Anzanello Carrascoza estetiza e ficcionaliza o sentimento de perda e o desajuste com a realidade que, como discutido, são aspectos da melancolia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política - ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume I, 2ª edição, São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política - ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume I, 2ª edição, São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.

CARRASCOZA, João Anzanello. Aos 7 e aos 40. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

CARRASCOZA, João Anzanello. Aos 7 e aos 40. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.

GINZBURG, Jaime. Literatura, violência e melancolia. Campinas, São Paulo: Autores associados, 2013.

HAN, Byung-Chul. A crise da narração. Petrópolis: Vozes, 2023.

LAGES, Susana Kampf. Walter Benjamin: tradução e melancolia. 1. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

SILVA, Michel Augusto Carvalho da. O temor pelo sofrimento futuro: algofobia e melancolia na

narrativa de João Anzanello Carrascoza. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2025.

Downloads

Publicado

2025-12-16

Como Citar

Carvalho da Silva, M. A. ., & de Oliveira, L. . (2025). Crise da experiência e melancolia em Aos 7 e aos 40 (2016), de João Anzanello Carrascoza. Revista Iluminus, 2(2), 1–14. Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/iluminus/article/view/28364

Edição

Seção

Artigos: Temática Livre