Entre cartas achadas e prefácios traduzidos Aproximação às filosofias da natureza de Schelling e Humboldt
DOI:
https://doi.org/10.18764/2966-1196v1n2.2024.30Palavras-chave:
Cartas, Prefácios, Filosofia da Natureza, Schelling e HumboldtResumo
O presente texto apresenta uma tradução que demonstra a hipótese de um diálogo entre os sistemas filosófico-científicos de Friedrich Schelling (1775-1854) e Alexander von Humboldt (1769-1859). A partir da versão de cartas em português trocadas por Schelling e Humboldt, bem como da tradução do prefácio do original em alemão Ideen zu einer Geographie der Pflanzen (1807) de autoria de Humboldt com o pintor Aimé Bonpland, expõem-se as afinidades entre os sistemas filosófico-científicos dos autores. Quer-se com isso permitir a possibilidade de leitura de pontos de convergência entre as suas respectivas filosofias da natureza. Para tanto, dois momentos de exposição se fizeram essenciais para sustentar a hipótese de tal convergência entre os referidos sistemas. Num primeiro momento, apresenta-se a tradução de duas cartas fundamentais trocadas entre Schelling e Humboldt. Num segundo momento, apresenta-se a tradução do “Prefácio” (Vorrede) no original em alemão, cujos traços schellinguianos são evidenciados para sustentar a hipótese interpretativa de aproximação aos sistemas filosófico-científicos dos autores. Tal empreendimento de tradução permite, igualmente, possibilidade do diálogo entre os sistemas naquilo que se refere aos arcos conceituais mais gerais dos autores, a saber: a aproximação das teses schellinguianas (“natureza como um todo”, “potências da natureza” e “organização da natureza”) com os conceitos humboldtianos (“formas da natureza”, “fisionomia da natureza” e “pinturas da natureza”). Por fim, em termos de nota final explicativa, apresenta-se o percurso da existência de dois originais (um em alemão e outro em francês), à obra de Humboldt e Bonpland, apontando para a necessidade de uma análise historiográfica da mesma quanto ao destino de sua recepção nos estudos sobre o conceito de natureza.
Downloads
Referências
HUMBOLDT, A. von; BONPLAND, A. Ideen zu einer Geographie der Pflanzen nebst einem Naturgemälde der Tropenländer. Tübingen, F. G. Cotta, 1807.
HUMBOLDT, A. von; BONPLAND, A. Essai sur la Géographie des plantes. Accompagné d’un Tableau Phyisique des Régions Équinoxiales. Paris: Chez Levrault, Schoell et Compagnie, Libraires, 1805.
SCHELLING, F. W. J. von. Schelling. Ausgewählt und vorgestellt von Michaela Boenke. München: Diederichs, 1995, p. 85-88.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Iluminus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Iluminus está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.