NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE DOCENTES LGBTIA+:

currículos e trajetórias educativas em gêneros e sexualidades

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2675-0805v5n9.2023.12

Mots-clés :

Docentes LGBTIA , Currículos, Narrativas (auto)biográficas, Gêneros e sexualidades

Résumé

O presente trabalho tem como objetivo problematizar as narrativas (auto)biográficas de docentes LGBTIA+ sobre suas trajetórias educativas enquanto estudantes no contexto das questões de gênero e sexualidade. Essas narrativas são dispositivos potentes, que permitem o conhecimento, a partilha e a problematização de histórias de vida. Sendo assim, elas possibilitam conhecer as trajetórias educativas de pessoas LGBTIA+, permeadas por experiências marcadas por enfrentamentos, resistências e submissões relacionados às questões de gênero e sexualidade. Nesse sentido, os currículos desempenham um papel significativo na normatização e na transgressão de normativas binárias. Os/as docentes LGBTIA+ desta pesquisa atuam na rede pública municipal de Imperatriz/MA. A metodologia baseia-se nos estudos (auto)biográficos por meio da produção de narrativas por meio de entrevistas/ conversas, analisadas em diálogo com os estudos queerdecoloniais. A partir das narrativas dos/as docentes, percebe-se que as experiências vivenciadas ao longo de suas trajetórias enquanto estudantes apontam para processos de exclusão e de não reconhecimento de si nos currículos, nos quais, em certos momentos, as normatizações são impostas de forma compulsória. Somente no Ensino Superior o currículo ganha um novo status e se torna um espaço fértil para a transgressão e compreensão de si para esses/as docentes ao se verem reconhecidos, com assuntos sobre tais temáticas sendo abordados, o que não ocorreu nos currículos da Educação Básica.

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John Jamerson da Silva Brito, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2023 - presente). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED (2023) e Graduado em Pedagogia (2020) ambos pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Pós-Graduando em Práticas Pedagógicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES (2024 - presente). Especialista em Docência na Educação Básica - EDUBas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO (2023). Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Davinópolis/MA (2020 - presente). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade - Gesed/UFJF (2023 - presente). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (2022 - presente) e da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica - BIOGraph (2024 - presente). Atualmente pesquiso sobre: Gêneros e Sexualidades, Currículos, Estudos Queerdecoloniais, Pesquisas Narrativas e (Auto)Biográficas.

Witembergue Gomes Zaparoli, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Línguas e de Literaturas, Universidade Federal do Tocantins - UFT/ARAGUAÍNA, na linha de pesquisa: Linguagem, educação e diversidade cultural. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Pará - UEPA (2010), na linha de pesquisa: Saberes Culturais e Imaginários da Amazônia. Especialista em Didática Universitária (2004) e Ciências Sociais (2005). Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2003). Graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2015). Docente da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências de Imperatriz - CCIm/UFMA, no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação com área de concentração em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED. Líder do Grupo de Pesquisa em Diálogos Interculturais e Práticas Educativas - DIPE.

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Publié-e

2024-04-24

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BRITO, John Jamerson da Silva; ZAPAROLI, Witembergue Gomes.
NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE DOCENTES LGBTIA+:: currículos e trajetórias educativas em gêneros e sexualidades
. Revista Humanidades & Educação, v. 5, n. 9, p. 12–25, 24 avr. 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/23216. Acesso em: 21 nov. 2024.

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