SABERES DOCENTES E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v5n9.2023.16

Palavras-chave:

Saber docente, Avaliação da aprendizagem, Ensino fundamental

Resumo

O artigo tem como objetivo identificar os saberes presentes na prática avaliativa de um grupo de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Para a discussão e análise dos dados, valemo-nos das contribuições dos estudos sobre avaliação da aprendizagem e saberes docentes. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas com quatro docentes de uma escola pública dos anos iniciais do ensino fundamental. Os dados apresentados estão organizados em duas categorias: a pandemia da Covid19 e os saberes necessários à avaliação da aprendizagem; e os saberes necessários à avaliação da aprendizagem durante a pandemia da Covid-19. A conclusão aponta que há relação entre o saber experiencial e a atuação profissional, especificamente nos processos de avaliação no contexto da pandemia de Covid-19.

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Biografia do Autor

Naira Santos Gomes, Secretaria de Educação da Prefeitura de Itambé-BA

Graduada em Pedagogia (UESB) e Mestra em Ensino (UESB). Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Itambé-BA. 

Elane Dias da Silva e Santos

Graduada em Geografia (UESB) e Mestra em Ensino (UESB). Professora de Geografia da Rede Estadual de Educação da Bahia.

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn).

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Publicado

2024-04-24

Como Citar

GOMES, Naira Santos; SANTOS, Elane Dias da Silva e; EUGENIO, Benedito.
SABERES DOCENTES E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
. Revista Humanidades & Educação, v. 5, n. 9, p. 68–81, 24 Abr 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/21287. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos