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DOSSIÊ DISCURSO E EDUCAÇÃO

 

O campo da educação, em todas as suas esferas, é profundamente povoado de discursos. Há o discurso do professor, da professora; o discurso dos alunos e das alunas – em relação aos professores e às professoras ou a seus pares; os discursos efetivados pelos demais sujeitos que habitam o universo da escola; os discursos oficiais legitimados por essas instituições; os discursos políticos que afetam, direta ou indiretamente, as dinâmicas dos processos educacionais; os mais distintos discursos que os diferentes sujeitos sociais proferem sobre a escola e outros tantos que permeiam as práticas sociais desse espaço.

Para lembrar o célebre ensinamento de Foucault (1996, p. 08-09), há uma ordem do discurso do mundo educacional povoado de muitos sujeitos, muitas vozes, uma miríade de formações discursivas e ideológicas, arranjos sociais em que a produção dos discursos é simultaneamente “controlada, selecionada, organizada e redistribuída por certo número de procedimentos que têm por função conjurar seus poderes e perigos, dominar seu acontecimento aleatório, esquivar sua pesada e terrível materialidade”.

É para lançar luzes sobre este universo que ora propomos este dossiê, da Revista Humanidades & Educação, que estamos denominando “Dossiê Discurso e Educação”. Nosso objetivo é acolher múltiplas análises, sob as mais distintas linhas teóricas – Análise Crítica de Discursos, Análise do Discurso de linha Francesa, Análise Bakhtiniana, Estudos de Linguística Textual, entre outros –, que tenham como cerne a observação do discurso.

Pretendemos que esta iniciativa possa servir como registro das investigações neste campo tão importante para a dinâmica social; que seja um espaço para o registro científico de olhares epistemológicos para os problemas da produção de sentido que afetam a educação – nas suas variadas práticas; e que possa contribuir para consolidar a Humanidades & Educação como uma revista científica que se interessa pelas grandes e atuais questões que envolvem os processos educacionais.

 

EDITOR E EDITORA DO DOSSIÊ:

Marcos Fábio Belo Matos – professor associado do CCIm - Universidade Federal do Maranhão - UFMA, onde atua nos cursos de Jornalismo e Pedagogia. Atualmente, é  vice-coordenador do LIDIME (Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação).

Maria Felícia Romeiro Mota Silva - docente adjunta na Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB. Além do ensino, também atua em pesquisas com os temas: Discursos, Identidades e Mídia e em projetos de extensão voltados para a área de pesquisa qualitativa. É membra do Grupo de Estudo, Pesquisa e Ensino de Línguas - GEPELIN - UFOB.

  • DOSSIÊ DISCURSO E EDUCAÇÃO

    2024-06-06

    O campo da educação, em todas as suas esferas, é profundamente povoado de discursos. Há o discurso do professor, da professora; o discurso dos alunos e das alunas – em relação aos professores e às professoras ou a seus pares; os discursos efetivados pelos demais sujeitos que habitam o universo da escola; os discursos oficiais legitimados por essas instituições; os discursos políticos que afetam, direta ou indiretamente, as dinâmicas dos processos educacionais; os mais distintos discursos que os diferentes sujeitos sociais proferem sobre a escola e outros tantos que permeiam as práticas sociais desse espaço.

    Para lembrar o célebre ensinamento de Foucault (1996, p. 08-09), há uma ordem do discurso do mundo educacional povoado de muitos sujeitos, muitas vozes, uma miríade de formações discursivas e ideológicas, arranjos sociais em que a produção dos discursos é simultaneamente “controlada, selecionada, organizada e redistribuída por certo número de procedimentos que têm por função conjurar seus poderes e perigos, dominar seu acontecimento aleatório, esquivar sua pesada e terrível materialidade”.

    É para lançar luzes sobre este universo que ora propomos este dossiê, da Revista Humanidades & Educação, que estamos denominando “Dossiê Discurso e Educação”. Nosso objetivo é acolher múltiplas análises, sob as mais distintas linhas teóricas – Análise Crítica de Discursos, Análise do Discurso de linha Francesa, Análise Bakhtiniana, Estudos de Linguística Textual, entre outros –, que tenham como cerne a observação do discurso.

    Pretendemos que esta iniciativa possa servir como registro das investigações neste campo tão importante para a dinâmica social; que seja um espaço para o registro científico de olhares epistemológicos para os problemas da produção de sentido que afetam a educação – nas suas variadas práticas; e que possa contribuir para consolidar a Humanidades & Educação como uma revista científica que se interessa pelas grandes e atuais questões que envolvem os processos educacionais.

     

    EDITOR E EDITORA DO DOSSIÊ:

    Marcos Fábio Belo Matos – professor associado do CCIm - Universidade Federal do Maranhão - UFMA, onde atua nos cursos de Jornalismo e Pedagogia. Atualmente, é  vice-coordenador do LIDIME (Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação).

    Maria Felícia Romeiro Mota Silva - docente adjunta na Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB. Além do ensino, também atua em pesquisas com os temas: Discursos, Identidades e Mídia e em projetos de extensão voltados para a área de pesquisa qualitativa. É membra do Grupo de Estudo, Pesquisa e Ensino de Línguas - GEPELIN - UFOB.

     

    PRAZO FINAL DE SUBMISSÃO: 30 de setembro de 2024.

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  • CHAMADA DE DOSSIÊ TEMÁTICO: Estágio Curricular Obrigatório nos cursos de Ciências Humanas no período pandêmico e pós-pandêmico

    2022-11-18

    Prezados/as Pesquisadores/as,

    Apresentamos a seguir o dossiê temático previsto para o nosso primeiro volume de 2023, intitulado Estágio Curricular Obrigatório nos cursos de Ciências Humanas no período pandêmico e pós-pandêmico.

    Os/as interessados/as deverão submeter os seus manuscritos no Portal de Periódicos da Universidade Federal do Maranhão, conforme as regras da Revista Humanidades & Educação, disponíveis em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/about/submissions

    A chamada está aberta para receber artigos científicos, relatos de experiências ou ensaios acadêmicos que tenham origem e/ou relação com os cursos de Ciências Humanas (todas as licenciaturas e seus respectivos cursos acadêmicos de bacharelado), a nível de graduação ou pós-graduação, em que o estágio curricular obrigatório seja o centro da discussão.

    Ementa: O estágio curricular obrigatório é um espaço constituído da articulação teórico-prática, da relação com a experiência e o saber da experiência, e como espaço no qual os acadêmicos dos diversos cursos conseguem avançar no seu métier. O estágio, assim, torna-se uma possibilidade de reflexão e experiência, lugar de conhecimento, diálogo e constituição de identidade profissional. Assim, este dossiê tem como objetivo socializar investigações no âmbito do estágio curricular obrigatório de cursos de Ciências Humanas, a nível de graduação ou pós-graduação, realizados no período pandêmico ou pós pandemia da Covid-19. 

    Organizadores: 

    Prof. Dr. Jonata Ferreira de Moura (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - Universidade Federal do Maranhão PPGFORPRED/UFMA)

    Profa. Dra. Francione Charapa Alves (Universidade Federal do Cariri - UFCA; Universidade Regional do Cariri - URCA)  

    Prazo de envio: Nov./2022-jan./2023

    Previsão de publicação: Junho 2023

     

    Ressaltamos que, além do dossiê, o volume continua com a sessão livre para publicações submetidas em fluxo contínuo ao nosso periódico.

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