SER E PERFORMAR NO CIBERESPAÇO 1.5; Uploads sobre (re)criações de si para inclusão em uma cultura (popular) digital

Autores

  • Márcio Henrique Melo de Andrade Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Inclusão Digital, Performance, Cultura Popular Digital, Vídeos Amadores, Representações de Si.

Resumo

Este artigo parte de estudos de inclusão digital, performances e cultura popular para refletir sobre as expressões e exposições de si com vídeos amadores. Ao compreender esses produtos como parte de uma “cultura popular digital”, pretende-se alinhavar os indicadores de uma dimensão comunicativa da inclusão às práticas comunicativas mais prosaicas com tecnologias digitais. Concluiu-se que, mesmo pouco considerados nos estudos de inclusão digital, os vídeos amadores expõem um investimento em (re)significação de identidades que atravessam mais o lazer e o deboche do que ditames mais tradicionais do processo inclusivo.PALAVRAS-CHAVE:

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Henrique Melo de Andrade, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutorando em Comunicação (PPGCOM/UERJ) e Mestre em Educação Matemática e Tecnológica (PPGEDUMATEC/UFPE). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Downloads

Como Citar

ANDRADE, Márcio Henrique Melo de.
SER E PERFORMAR NO CIBERESPAÇO 1.5; Uploads sobre (re)criações de si para inclusão em uma cultura (popular) digital
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 15, n. 17, 23 Dez 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/4309. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos