NARRATIVAS IMAGÉTICAS DA VIOLÊNCIA:dramatização da morte na mídia impressa da Amazônia Paraense

Autores

  • Sérgio Do Espírito Santo Ferreira Júnior Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Narrativa imagética. Dramatização. Violência. Morte. Amazônia Paraense.

Resumo

Este artigo pretende analisar as narrativas imagéticas sobre a violência na Amazônia Paraense, a partir do impresso Diário do Pará e seu caderno Polícia, com narrativas diárias sobre a violência urbana. Propomos a noção de narrativa imagética como articulação entre imagem fotográfica e elementos textuais na construção de narrativas sobre eventos violentos, sobretudo a morte e homicídios. Essas narrativas constituem uma dramatização, um uso social da violência pela mídia, em que distorções e estereótipos se tornam meio de compreender o fenômeno da urbana. Analisamos a dramatização pela composição fotográfica e como difusora de representações sociais. Baseamos nossa discussão sobre imagem em Aumont, Barthes e Sontag; e a discussão sobre representações sociais, em Jodelet e Porto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Do Espírito Santo Ferreira Júnior, Universidade Federal do Pará

Graduando em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Bolsista PIBIC do projeto de pesquisa “Mídia e violência:

Downloads

Como Citar

FERREIRA JÚNIOR, Sérgio Do Espírito Santo.
NARRATIVAS IMAGÉTICAS DA VIOLÊNCIA:dramatização da morte na mídia impressa da Amazônia Paraense
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 15, n. 17, 23 Dez 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/4301. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos