HACKEANDO DADOS ABERTOS NO BRASIL: motivações e práticas

Autores

  • Marcelo Crispim da Fontoura Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Mídia Participativa. Participação. Dados

Resumo

Este trabalho explora os aplicativos de dados públicos no Brasil: programas digitais criados a partir de bancos de dados governamentais, interseccionando transparência e a participação online, especialmente o trabalho de hackers. Procura-se compreender as motivações que levam ao envolvimento com esta área, explorando lógicas subjacentes em suas participações, e um melhor entendimento de suas contribuições, no contexto brasileiro. Através de entrevistas semiestruturadas com sete desenvolvedores de aplicativos, criou-se quatro perfis diferentes. Conclui-se que o trabalho de hackers de dados abertos no Brasil não é unívoco, e responde a diferentes lógicas, neste estágio inicial do fenômeno no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Crispim da Fontoura, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor de graduação em Jornalismo na mesma instituição.

Downloads

Como Citar

FONTOURA, Marcelo Crispim da.
HACKEANDO DADOS ABERTOS NO BRASIL: motivações e práticas
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 15, n. 17, 23 Dez 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/4183. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos