Pluralidade estilística no cinema de Abbas Kiarostami: análise dos filmes Onde fica a casa do meu amigo?, Gosto de cereja e Dez

Autores

  • Denize Correa Araujo Universidade Tuiuti do Paraná - UTP
  • Michele de la Cruz Universidade Tuiuti do Paraná UTP

Palavras-chave:

Cinema, estética, poética, montagem

Resumo

Resumo: Desde suas primeiras obras, o diretor iraniano Abbas Kiarostami infundiu à cinematografia mundial um conjunto de determinantes estéticos que lhe conferiram o termo de autor. Realizador comprometido com a arte gentil da estética relacional, promoveu por meio de sua obra um desejo radical de ruptura com a linguagem cinematográfica popular. Sua matriz estética ancora-se em um cinema de hibridações poéticas com vistas à participação do espectador. O presente artigo explora os princípios de incerteza e incompletude que partem da pluralidade estilística presente nos filmes analisados.

Palavras-chave: Abbas Kiarostami, hibridação poética, neorrealismo, espectador, montagem estética.

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Biografia do Autor

Denize Correa Araujo, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

PhD Univ of California Riverside UCR; Pós Doc UAlg Portugal

Docente PPGCom UTP Comunicação e Linguagens

Cinema e Audiovisual

Michele de la Cruz, Universidade Tuiuti do Paraná UTP

Mestranda do PPGCom UTP  Comunicação e Linguagens 

Cinema e Audiovisual

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

ARAUJO, Denize Correa; DE LA CRUZ, Michele.
Pluralidade estilística no cinema de Abbas Kiarostami: análise dos filmes Onde fica a casa do meu amigo?, Gosto de cereja e Dez
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 15, n. 26, p. 5–17, 28 Dez 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/15300. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos