APREENDENDO AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA E SUA RELAÇÃO COM A DIFUSÃO DOS ESTEREÓTIPOS ÉTNICOS
Resumo
No presente artigo discuto sobre os estereótipos étnicos não vinculados à narrativa dos adultos, mas sim à narrativa das crianças, observando mais de perto como crianças fazem representações sociais do negro e como compartilham suas crenças e valores a partir do objeto representado. A pesquisa foi realizada com crianças entre as idades de 9 e 10 anos cursantes do 2º ciclo do Ensino fundamental de uma escola municipal da periferia de São Luís/MA. Embora o foco da pesquisa não fosse fazer uma avaliação do impacto do mundoescolar nas representações dos estereótipos étnicos por crianças, optei por delimitar a investigação pelo recorte escolar porque entendo que as representações são afetadas pelo ambiente no qual as crianças estão inseridas.
Palavras-chave: Representações Sociais. Estereótipos étnicos. Preconceito.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-07-27
Como Citar
SOUSA, Karla Cristina Silva.
APREENDENDO AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA E SUA RELAÇÃO COM A DIFUSÃO DOS ESTEREÓTIPOS ÉTNICOS
. Cadernos de Pesquisa, v. 16, n. 2, 27 Jul 2010 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/93. Acesso em: 24 nov 2024.Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2010 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.