APREENDENDO AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA E SUA RELAÇÃO COM A DIFUSÃO DOS ESTEREÓTIPOS ÉTNICOS
Resumen
No presente artigo discuto sobre os estereótipos étnicos não vinculados à narrativa dos adultos, mas sim à narrativa das crianças, observando mais de perto como crianças fazem representações sociais do negro e como compartilham suas crenças e valores a partir do objeto representado. A pesquisa foi realizada com crianças entre as idades de 9 e 10 anos cursantes do 2º ciclo do Ensino fundamental de uma escola municipal da periferia de São Luís/MA. Embora o foco da pesquisa não fosse fazer uma avaliação do impacto do mundoescolar nas representações dos estereótipos étnicos por crianças, optei por delimitar a investigação pelo recorte escolar porque entendo que as representações são afetadas pelo ambiente no qual as crianças estão inseridas.
Palavras-chave: Representações Sociais. Estereótipos étnicos. Preconceito.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Cadernos de Pesquisa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.