Programa Ganhando o Mundo Diretor: internacionalização ou gerencialismo na gestão escolar paranaense

Autores

Palavras-chave:

educação, gestão escolar, internacionalização, gerencialismo, programa ganhando o mundo diretor/Paraná.

Resumo

Esta pesquisa objetiva problematizar os desdobramentos do Programa Ganhando o Mundo Diretor, do estado do Paraná, iniciado no ano de 2024, dois anos após a criação do Programa Ganhando o Mundo para os estudantes das escolas públicas do estado paranaense. Partimos do aporte teórico constituído por pesquisa documental e bibliográfica, de tipo qualitativa, incluindo o mapeamento das publicações referentes ao programa, disponibilizados nos sites oficiais da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (Seed). Para análise, nos fundamentamos teórica e metodologicamente no Ciclo de Políticas de Ball (1998), em que se consideram os contextos de influência provenientes do histórico de programas e ações meritocráticas, considerando as particularidades que precederam o Programa Ganhando o Mundo Diretor em seus contextos de produção de texto; ou seja, com estudo do documento que institui o programa e o contexto da prática, em que se vislumbram os desdobramentos na gestão escolar. Concluímos que houve mudanças que impactaram no deslocamento de uma perspectiva da gestão democrática para a Nova Gestão Pública (NGP), intensificando a implementação da política de mérito aos gestores das escolas da rede pública estadual de ensino do estado do Paraná.

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Biografia do Autor

Juliana Fátima Serraglio Pasini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação (Unisinos) e Pós-doutora em Educação (Unioeste). Professora Associada I do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional (PPGEDU), do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História, da Unila.

Márcia Cossetin, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora Adjunta na Área de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional (PPGEDU), do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História, da Unila.

Lidiane Cossetin Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda e Mestre em Letras pela Unioeste, campus Cascavel. Professora Colaboradora do Centro de Educação, Letras e Saúde (CELS), na Unioeste, campus Foz do Iguaçu.

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Publicado

2025-12-16

Como Citar

PASINI, Juliana Fátima Serraglio; COSSETIN, Márcia; ALVES, Lidiane Cossetin.
Programa Ganhando o Mundo Diretor: internacionalização ou gerencialismo na gestão escolar paranaense
. Cadernos de Pesquisa, v. 32, n. 4, p. 1–31, 16 Dez 2025 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/26207. Acesso em: 18 dez 2025.

Edição

Seção

Artigos