A UTILIZAÇÃO E CRIAÇÃO DE PARADIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.40Parole chiave:
Livro Paradidático, Ensino de Estatística, Ensino Fundamental, Publicações Científicas, Revisão Sistemática de LiteraturaAbstract
O objetivo desse trabalho foi analisar sistematicamente a literatura no Brasil, por meio de artigos científicos, livros ou capítulos de livro, monografias e dissertações e teses de pós-graduações stricto sensu, que utilizaram ou criaram livros paradidáticos para o ensino de estatística no ensino fundamental. Os bancos de dados pesquisados foram: o Portal de Domínio Público, Scielo, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico, a partir do sistema de palavras-chave, Livro Paradidático como primeira opção (E) Estatística (E) Ensino Fundamental (E) Educação. Treze estudos foram considerados como resultados, no período de 2002 até 2021, e o software IRaMuTeQ foi utilizado para a análise multidimensional a partir da organização em textos (corpus). Cada texto foi elaborado considerando o que foi enfatizado na pesquisa, a metodologia ou enfoque metodológico utilizado, o contexto em que foi desenvolvido e os tipos de estudo e áreas envolvidas e os principais resultados e conclusões. As pesquisas são voltadas a alunos e professores dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e desenvolvidas em programas de pós-graduação e seus respectivos grupos de pesquisa. Reforçamos que as pesquisas ainda são incipientes, evidenciando a necessidade de mais pesquisas. Além disso, é indicado tendência nas relações com o conhecimento experiencial e com o cotidiano, contribuindo para formação de cidadãos conscientes do desenvolvimento da estatística.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BORELLI, S. H. S. Ação, suspense, emoção: Literatura e cultura de massa no Brasil. São Paulo: EDUC/Estação Liberdade, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Ministério da Educação, Brasília, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em: 16 ago. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de Livros Didáticos do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2017. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/pnld-2017/>. Acesso em: 16 ago. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. LDB – Leis de Diretrizes e Bases. Lei no. 9.394 de 1996.
CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. IRAMUTEQ: Um Software Gratuito para Análise de Dados Textuais. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v21n2/v21n2a16.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2022.
CAMPOS, C. R.; PERIN, A. P. Livro paradidático: um estudo voltado para o ensino/aprendizagem de Estatística na escola básica. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 23, n.4, p.140-170, 2021.
CAMPOS, C. R.; PERIN, A. P. O letramento estatístico na construção de um livro paradidático para os anos finais do ensino fundamental. In: CAMPOS, Celso Ribeiro; PERIN, Andréa Pavan. (Org.). Investigações hispano-brasileiras em educação estatística. Taubaté: Editora Akademy, 2020. p. 164-169.
CAMPOS, C. R.; PERIN, A. P. Reflexiones sobre libros paradidácticos de Estadística para la escuela básica: un análisis documental y bibliográfico. Números: Revista de Didáctica de las Matemáticas, Espanha, v. 106, p. 73-82, 2021a.
CARNEIRO, R. F.; MAGALHÃES, L. M.; CABRAL, W. A. Histórias Infantis na Formação de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais. In: CARNEIRO, R. F.; SOUZA, A. C.; BERTINI, L. de F. (Orgs.). A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental [livro eletrônico]: práticas de sala de aula e de formação de professores. Brasília, DF: SBEM, 2018. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/ebook_matematica_iniciais.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2022.
CHEVALLARD, Y. L’analyse des pratiques enseignantes en théorie anthropologique du didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques, Grenoble, v. 19, n. 2, p. 221-266, 1999.
CHEVALLARD, Y.; BOSCH, M.; GASCÓN, J. Estudar Matemáticas: O elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
COSTA, R.; OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. de; FONTANA, E. A. A leitura e a escrita em livro paradidático no ensino de estatística para o ensino fundamental. In: Congresso Internacional de Trabalho Docente, 3., 2015. Anais... UNIUBE, Uberaba, Minas Gerais, 2015. Disponível em: . Acesso em: 11 ago. 2022.
DEPAEPE, F.; VERSCHAFFEL, L.; KELCHTERMANS, G. Pedagogical content knowledge: a systematic review of the way in which the concept has pervaded mathematics educational research. Teaching and Teacher Education, v. 34, p. 12–25, 2013.
FABRI, G. J. C. Atividade orientadora de ensino e a análise didática: fundamentos teóricos para o debate sobre situações de ensino de estatística. 2018. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
FABRI, G. J. C.; PANOSSIAN, M. L. Atividade orientadora de ensino e as situações de ensino de estatística do “Pra quê serve matemática?”: relações possíveis. Revista REAMEC, Cuiabá - MT, v. 7, n. 2, p. 225-244, jul./dez. 2019.
FRANKLIN, C. et al. Guidelines for assessment and instruction in statistics education (GAISE) report: A pre-k-12 curriculum framework. Alexandria, VA: ASA, 2007. Disponível em: <https://www.amstat.org/asa/files/pdfs/gaise/gaiseprek-12_full.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2022.
GAL, I. Adults' Statistical Literacy: Meanings, Components, Responsibilities. International Statistical Review, Voorburg, v. 70, n. 1, p. 1-25, 2002.
IMENES, L. M.; JAKUBOVIC J.; LELLIS, M. Estatística. São Paulo: Atlas, 2011. (Pra que serve a Matemática?).
JUSTO, A. M.; CAMARGO, B. V. (2014). Estudos qualitativos e o uso de softwares para análises lexicais. In: NOVIKOFF, C.; SANTOS, S. R. M.; MITHIDIERI, O. B. (Orgs.), Caderno de artigos: X SIAT. Rio de Janeiro: Lageres, 2014. p. 37-54.
KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. Technical Report EBSE 2007-001, Keele University and Durham University Joint Report, 2007.
LAHLOU, S. L’analyse lexicale. Variances, França, v. 3, p. 13-24, 1994.
LEBLANC, J.-M. Proposition de protocole pour l’analyse des données textuelles: Pour une démarche expérimentale en lexicométrie. Nouvelles perspectives en sciences sociales (NPSS), Montréal (Québec), Canadá, v. 11, n. 1, p. 25–63, 2015.
LIMA, E. G. Iconografias no livro didático de história: leituras e percepções de alunos do Ensino Fundamental. Pará de Minas, MG: Virtual Books, 2012.
LOZADA, A. de O. Elaboração e validação de livro paradidático para o ensino de estatística: o trilhar de uma proposta para os anos finais do ensino fundamental. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 23., 2019. Anais... UNICSUL - Campus Anália Franco, São Paulo – SP, 25 a 27 de outubro de 2019. Disponível em: <https://drive.google.com/drive/folders/1GXZWq8G5Ske6HktKHVNFRamDcGI4afOG>. Acesso em: 11 ago. 2022.
MEGID, M. A. B. A. Professores e Alunos Construindo Saberes e Significados em um Projeto de Estatística para 6a série: estudo de duas experiências em escolas públicas e particular. 2002. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Campinas, São Paulo, 2002.
MONTOITO, R. Entrelugares: pequeno inventário inventado sobre matemática e literatura. Bolema, Rio Claro, v. 33, n. 64, p. 892-915, 2019.
MUNAKATA, K. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. 1997. 223f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1997.
NACARATO, A. M.; LOPES, C. E. (Org.) Escritas e leituras na educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
NASCIMENTO, A. R. A.; MENANDRO, P. R. M. Análise lexical e análise de conteúdo: uma proposta de utilização conjugada. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 6, n. 2, p. 72-88, 2006.
OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. de et al. Livro paradidático no ensino de estatística no Ensino Fundamental. In: Conferência Interamericana de Educação Matemática, 14., 2015. Anais…. Chiapas, México, 2015. Disponível em: <http://ciaem-redumate.org/memorias-ciaem/xiv/pdf/Vol8Estad.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2022.
OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. de; SANTOS, L. R. da Silva. Potencialidades da utilização de livros paradidáticos no ensino de estatística para o ensino fundamental. In: OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. de; KIAN, F. A. (Org.). Leituras sobre educação: a voz do Professor. Amazonas: Edua, 2020. p. 87-97.
OLIVEIRA, L. F. R. Tutorial (básico) de utilização do IRaMuTeQ. [Goiânia]: Universidade Federal de Goiás, Brasil, 2015. Disponível em: <https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/771/o/Tutorial_-_Revis%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2022.
RATINAUD, P. IRaMuTeQ: Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires [Computer software], 2009. Disponível em: <http://www.iramuteq.org>. Acesso em: 16 ago. 2022.
REINERT, M. Alceste, une méthodologie d’analyse des données textuelles et une application: Aurelia de Gerard de Nerval. Bulletin de Methodologie Sociologique, v. 26, p. 24-54, 1990.
REINERT, M. Alceste: Analyse de données textuelles. Manuel d'utilisateur. Toulouse: IMAGE, 1998.
REINERT, M. Classification Descendante Hierarchique et Analyse Lexicale par Contexte – Application au Corpus des Poesies D’A. Rimbaud. Bulletin de Méthodologie Sociologique, v. 13, n. 1, p. 53-90, 1987.
SANTOS, C. A.; CIRÍACO, K. T. O que dizem as ementas das disciplinas relacionadas à matemática em cursos de pedagogia de instituições públicas do estado de São Paulo? Alexandria, Florianópolis, v. 14, n. 1. p. 349-365, 2019.
SANTOS, L. R. da S. Elaboração de livro paradidático para o ensino de estatística: o trilhar de uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 23., 2019. Anais... UNICSUL - Campus Anália Franco, São Paulo – SP, 25 a 27 de outubro de 2019. Disponível em: <https://drive.google.com/drive/folders/1GXZWq8G5Ske6HktKHVNFRamDcGI4afOG>. Acesso em: 21 ago. 2022.
SANTOS, L. R. da S. Elaboração de livro paradidático para o ensino de estatística: o trilhar de uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental. 2021. 204f. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC, Santo André, São Paulo, 2021.
SANTOS, L. R. da S.; OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. de; LOZADA, A. de O. Preparação de livro paradidático para o ensino de estatística no ensino fundamental considerando a Base Nacional Comum Curricular no Brasil. In: CAMPOS, Celso Ribeiro; PERIN, Andréa Pavan. (Org.). Investigações hispano-brasileiras em educação estatística. Taubaté: Editora Akademy, 2020. p. 158-163.
SANTOS, V. et al. Iramuteq nas pesquisas qualitativas brasileiras da área da saúde: scoping review. Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 6. 2017. Anais... Salamanca, Espanha, 2017. p. 392-401.
SILVA, I. C. B.; ANDRADE, A. R. S. GUIMARÃES, G. L. Literatura infantil e aprendizagem estatística. In: Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, 13., 2019. Anais... Cuiabá, 2019. Disponível em: <https://751d7fec-9f71-4c63-b270-3739d64482c3.usrfiles.com/ugd/751d7f_d43343093b884815ac8077191ba43dfc.pdf>. Acesso em: 21. ago. 2022.
SILVA, M. D. C.; FIÚZA, A. L. C.; PINTO, N. M. A. The paradigmatic field of usage of the theoretical category of pluriactivity in Brazil. Ciência Rural, Santa Maria, v. 49, n. 5, p. 1-12, 2019.
SMOOTHEY, M. Atividades e Jogos com Estatística. São Paulo: Editora Scipione, 1998.
SOUZA, A. P. G.; CARNEIRO, R. F. Um ensaio teórico sobre literatura infantil e matemática: práticas de sala de aula. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 392-418, 2015.
TREVIZAN, Wanessa Aparecida. O uso do livro paradidático no ensino de matemática, 2008. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP, 16., 2008. Anais... Disponível em: https://uspdigital.usp.br/siicusp/siicPublicacao.jsp?codmnu=7210. Acesso em: 21 ago. 2022.
YASUDA, A. M. B. G.; TEIXEIRA, M. J. C. A circulação do paradidático no cotidiano escolar. In: BRANDÃO, H.; MICHELETTI, G. Aprender a ensinar com livros didáticos e paradidáticos. São Paulo: Cortez, 1995.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisa
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.