AS CONTRIBUIÇÕES DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO NA GESTÃO EDUCACIONAL DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

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DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.38

Parole chiave:

educação profissional e tecnológica, autoavaliação institucional, políticas públicas de avaliação educacional, tomadas de decisões institucionais

Abstract

O objetivo do estudo é identificar as contribuições para a gestão educacional dos relatórios de Autoavaliação Institucional produzidos pela Comissão Própria de Avaliação de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O percurso metodológico dá-se à luz do arcabouço legal-normativo referente à política de avaliação da Educação Superior, direcionada aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), tendo como base a Lei nº. 10.861/2004, que constitui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e a Lei nº. 11.892/2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, no âmbito do sistema federal de ensino. Para tal, será analisado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Ademais, são utilizados como procedimentos: estudo bibliométrico, revisão da literatura educacional e pesquisa documental. Ao final do estudo, busca-se como resultado identificar quais foram as contribuições que as Comissões apresentaram para a gestão educacional do Instituto.

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Pubblicato

2022-07-05

Come citare

BERNARDES, Joelma dos Santos.
AS CONTRIBUIÇÕES DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO NA GESTÃO EDUCACIONAL DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 2, p. 373–390, 5 lug. 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19495. Acesso em: 24 nov. 2024.