FORMAÇÃO PROFISSIONAL INICIAL DA CLASSE TRABALHADORA PORTUGUESA

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n4p73-88

Parole chiave:

Formação profissional inicial, Aprendizagem profissional, Desigualdades sociais, Reprodução social

Abstract

Neste artigo, pretendemos dar conta do processo de aprendizagem profissional da classe trabalhadora portuguesa. Recorrendo a uma abordagem de natureza histórica, baseada fundamentalmente, na revisão da literatura e na análise de dispositivos legais, analisamos e discutimos a estruturação e escolarização da formação profissional inicial, destinada à formação da mão de obra juvenil, desde a criação da Aula de Comércio, em 1759, até à atualidade. Através desta análise, pretendemos demonstrar a forma como, ao longo do tempo, as modalidades de formação profissional inicial se mantiveram fiéis a algumas das suas finalidades originais, introduziram outras, em função das alterações ocorridas no sistema capitalista, mas nunca deixaram de desempenhar um papel ativo no processo de reprodução social.

Palavras-chave: Formação profissional inicial. Aprendizagem profissional. Desigualdades sociais. Reprodução social.

INITIAL VOCATIONAL TRAINING OF THE PORTUGUESE WORKING CLASS

Abstract

In this paper, we intend to account for the professional learning process of the Portuguese working class. Using a historical approach, based mainly on literature review and legal framework analysis, we analyse and discuss the structuring and formalisation of initial vocational training, aimed at the formation of youth workforce, since the creation of the Aula do Comércio in 1759 to the present time. Through this analysis, we intend to demonstrate how, over time, the modalities of initial vocational training kept true to some of their original purposes, introduced others, due to changes in the capitalist system, but never failed to play an active role in the process of social reproduction.

Keywords: Initial vocational training. Professional learning. Social inequalities. Social reproduction.

FORMACIÓN PROFESIONAL INICIAL DE LA CLASE OBRERA PORTUGUESA

Resumen

En este artículo, pretendemos dar cuenta del proceso de aprendizaje profesional de la clase trabajadora portuguesa. Utilizando un enfoque histórico, basado principalmente en la revisión de la literatura y el análisis de las disposiciones legales, analizamos y discutimos la estructuración y la escolarización de la formación profesional inicial, dirigida a la formación de la fuerza laboral juvenil, desde la creación de la Clase de Comercio. en 1759 hasta la actualidad. A través de este análisis, pretendemos demostrar cómo, con el tiempo, las modalidades de la formación profesional inicial se mantuvieron fieles a algunos de sus propósitos originales, introdujeron otros, debido a cambios en el sistema capitalista, pero nunca dejaron de desempeñar un papel. activo en el proceso de reproducción social.

Palabras clave: Formación profesional inicial. Aprendizaje profesional Desigualdades sociales. Reproducción social.

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Biografia autore

Natália Alves, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa.

Licenciada e mestre em Sociologia e doutorada em Educação, especialidade Sociologia da Educação. É professora associada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e investigada da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF).

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Pubblicato

2019-12-20

Come citare

ALVES, Natália.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL INICIAL DA CLASSE TRABALHADORA PORTUGUESA
. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 4, p. 73–88, 20 dic. 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13042. Acesso em: 22 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos