ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA E ANÁLISE DE CONTEÚDO

proximidades e aplicabilidades em produções textuais

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.26

Mots-clés :

análise textual discursiva, análise de conteúdos , Mestrado Profissional em Ensino

Résumé

Discussão teórico metodológica que parte da compreensão e aplicação da Análise Textual Discursiva (ATD) e da Análise de Conteúdos (AC) enquanto metodologias de análise de dados de natureza qualitativa, neste caso, em produções textuais de mestrandos de um Programa de Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN). A análise dos textos intitulados “Minha história com o mestrado” traçou o perfil dos participantes da pesquisa, suas motivações e dificuldades no trajeto até o ingresso no mestrado. Três principais fases da ATD e AC foram aplicadas e comparadas, com identificação de características, regulações, procedimentos concernentes a cada método, assim como apontamentos de semelhanças e diferenças nas análises das produções escritas. Não houve a preocupação de valorizar mais um método em detrimento do outro, mas de apontar caminhos para análise das informações, considerar singularidades e a importância do rigor metodológico no processo. A análise dos textos produzidos pelos alunos, pela aplicação tanto da ATD quanto da AC sobre os fatores motivacionais para ingresso no mestrado, apontou busca pelo conhecimento, realização pessoal, crescimento profissional e financeiro, além da determinação dos alunos em se capacitar para exercerem melhor à docência. Considera-se  que as duas metodologias de análise de dados e seus enfoques teóricos aqui investigados representam fundamentos significativos, relevantes e não excludentes, mas que se mostram até complementares em certos aspectos. Possuem características que levam a ampliação da compreensão do pesquisador a respeito do fenômeno investigado, cabendo a este, levando em conta suas expectativas e objetivos almejados, escolher qual delas utilizar em sua pesquisa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Aldinete de Almeida Reinaldi, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós Graduação em Ensino - Mestrado Profissional (PPGEN-UENP). Graduada em Ciências Contábeis  pela UENP.

Annecy Tojeiro Giordani, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Cornélio Procópio – PR

Enfermeira. Doutora. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Ensino - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel, Bandeirantes, Paraná, Brasil.

Références

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BENTO, A. Investigação quantitativa e qualitativa: Dicotomia ou complementaridade?. Revista JA (Associação Académica da Universidade da Madeira), nº 64, ano VII (pp. 40-43). ISSN: 1647-8975. Abril, 2012.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Diretoria de avaliação. Documento de área 2013. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/Docs_de_area/Ensino_doc_area_e_comiss%C3%A3o_block.pdf> Acesso em 05 de mar. 2019.

CEVALLOS, I. et al. O mestrado profissional em ensino de matemática e o desenvolvimento profissional de professores: um desafio institucional. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 13, n. 2, 2011.

DEVECHI, C. P.V.; TREVISAN, A. L. Sobre a proximidade do senso comum das pesquisas qualitativas em educação: positividade ou simples decadência? Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 43, 2010.

FELTES, H. P. M.; BALTAR, M. A. R. (2005, julho) Novas perspectivas para mestrados profissionais: competências profissionais e mercados regionais. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 2 (4), 72-78.

GALIAZZI. M. C; SOUSA, R. S. Compreensões acerca da hermenêutica na análise textual discursiva: marcas teórico-metodológicas à investigação. Revista Contexto & Educação, v. 31, n. 100, p. 33-55, 2016.

GIBBS, G. Análise de dados qualitativos: coleção pesquisa qualitativa. Bookman Editora, 2009.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijui: Ed. Unijui, 2007.

MOREIRA, M. A. O mestrado (profissional) em ensino. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 1, n. 1, 2004.

PARANÁ, Edital n. 11 de 25 de julho de 2018. Edital de convocação para seleção de estudantes regulares para o ano de 2019, do Programa de Pós-Graduação em Ensino PPGEN/UENP, 2018.

Portaria CAPES nº 80, de 16 de dezembro de 1998. Dispõe sobre o reconhecimento dos mestrados profissionais e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em https://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/avaliacao---n/1892015---Portaria-CAPES-080--1998.pdf. Acesso em 24 de Fev., 2020.

Portaria Normativa MEC nº 17, de 28 de dezembro de 2009. Dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Brasília, DF. Recuperado em 10 de agosto, 2016, de

http://capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/avaliacao‐n/Portaria--‐MEC--‐17--‐ 2009.pdf

RIBEIRO, R. J. Ainda sobre o mestrado profissional. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 3, n. 6, 2006.

SILVA, P. A. D.; DEL PINO, J. O Mestrado Profissional na área de Ensino. HOLOS, v. 8, p. 318-337, 2016.

Téléchargements

Publié-e

2022-07-05

Comment citer

REINALDI, Maria Aldinete de Almeida; GIORDANI, Annecy Tojeiro.
ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA E ANÁLISE DE CONTEÚDO : proximidades e aplicabilidades em produções textuais
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 2, p. 79–98, 5 juill. 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13784. Acesso em: 20 déc. 2024.