ENSINANDO MATEMÁTICA AOS BEBÊS: encantos, descobertas e exploração das relações entre grandezas

Autores/as

  • Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Lucinéia Maria Lazaretti Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
  • Paula Tamyris Moya Universidade Estadual de Maringá (UEM).
  • Silvia Pereira Gonzaga de Moraes Universidade Estadual de Maringá (UEM).

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n.especialp89-105

Palabras clave:

Educação Infantil. Ensino de Matemática. Primeira Infância.

Resumen

 

 No cenário da educação infantil, principalmente na prática pedagógica com bebês, ainda persistem desafios em torno da organização do ensino para esse período de vida. Diante disso, este texto tem o objetivo de discutir as possibilidades educativas para os primeiros anos de vida da criança em relação à aprendizagem da matemática por meio de uma atividade de ensino, considerando a singularidade do desenvolvimento infantil. Ancoradas na Teoria Histórico-Cultural, estruturamos essa discussão em dois momentos: a) a especificidade do desenvolvimento da criança pequena e a organização do ensino de matemática na educação infantil; b) a análise de uma atividade de ensino para crianças do berçário. Esperamos que o texto possa auxiliar o trabalho educativo com a matemática na educação infantil, pois um ensino sistemático e dirigido, desde os primeiros anos, é condição fundamental para a aprendizagem e para as transformações qualitativas no desenvolvimento psíquico das crianças.

Palavras-chave: Educação Infantil. Ensino de Matemática. Primeira Infância.


TEACHING MATHEMATICS TO YOUNG CHILDREN: attraction, discovery and exploration in relationships between magnitudes 

ABSTRACT: Several challenges exist on teaching organization within early childhood, mainly with regard to the pedagogical practice with young children. Owing to the uniqueness of children´s development, the educational possibilities on the teaching of Mathematics, through activities, in their early life period, are discussed. Based on the Cultural and Historical Theory, current discussion underscores two factors: a) the specificity of children´s development and the organization of the teaching of Mathematics in early education; b) the analysis of a teaching activity for kindergarten children. The authors expect that current analysis will aid the teaching of Mathematics in young children´s education. In fact, systematic and monitored teaching during the early years of life is a crucial condition for learning and for qualitative transformations in children´s psychic development.

Keywords: Early Childhood Education; the teaching of Mathematics; Early childhood.


ENSEÑANDO MATEMÁTICA A LOS BEBÉS: encantos, descubrimientos y exploración de las relaciones entre grandezas 

RESUMEN: En el escenario de la educación inicial, principalmente en la práctica pedagógica con bebés, aún persisten desafíos en torno a la organización de la enseñanza para ese período de vida. Este texto tiene por objetivo discutir las posibilidades educativas de los primeros años de vida del niño en relación al aprendizaje de las matemáticas considerando la singularidad del desarrollo infantil, a través de una actividad educativa. Ancladas en la Teoría Histórico-Cultural, estructuramos esta discusión en dos momentos: a) la especificidad del desarrollo del niño y la organización de la enseñanza de las matemáticas en la educación inicial; b) el análisis de una actividad de enseñanza para bebés. Esperamos que el texto pueda auxiliar el trabajo educativo con las matemáticas en la educación inicial, pues una enseñanza sistemática y dirigida desde los primeros años es condición fundamental para el aprendizaje y las transformaciones cualitativas en el desarrollo psíquico de los niños.

Palabras clave: Educación inicial; Enseñanza de la Matemática; Primera infancia.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora Doutora da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Maringá-PR, Brasil.

 

 

Lucinéia Maria Lazaretti, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Professora Doutora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Maringá-PR, Brasil.

 

 

Paula Tamyris Moya, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Cambira-PR, Brasil.

 

 

Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Professora Doutora da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Maringá-PR, Brasil.

 

 

Publicado

2018-01-24

Cómo citar

ARRAIS, Luciana Figueiredo Lacanallo; LAZARETTI, Lucinéia Maria; MOYA, Paula Tamyris; MORAES, Silvia Pereira Gonzaga de.
ENSINANDO MATEMÁTICA AOS BEBÊS: encantos, descobertas e exploração das relações entre grandezas
. Cadernos de Pesquisa, v. 24, n. esp., p. 89–105, 24 ene. 2018 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8071. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.