CONSTITUIÇÃO DA AUTONOMIA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DA PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

Autores/as

  • Gislaine Aparecida Rodrigues da Silva Rossetto Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Doris Pires Vargas Bolzan Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v22.n1.p.31-46

Palabras clave:

Atividade de estudo. Autonomia na pesquisa. Produção da pesquisa. Pós-graduação stricto sensu.

Resumen

Esse artigo é parte da tese de doutorado cujo objetivo foi investigar a produção da atividade de estudo como processo desencadeador da autonomia na pesquisa na elaboração de dissertações de mestrado e de teses de doutorado. O foco foi identificar o percurso da atividade de estudo dos sujeitos investigados durante a elaboração de suas pesquisas e conhecer quais ações e operações estão implicadas na constituição da autonomia na pesquisa de cada um. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e desenvolveu-se a partir da abordagem narrativa sociocultural (BOLZAN, 2002; BOLZAN et al., 2010; FREITAS, 2003; VYGOTSKI, 1997), a qual analisa a atividade narrativa dos sujeitos participantes a partir da realidade sociocultural. A coleta dos achados deu-se por meio de entrevistas semiestruturadas organizadas em tópicos guia. A partir dos excertos narrativos analisados foi possível compreender que a constituição da autonomia é uma construção particular, porém não solitária, pois se dá na interação com o outro; sua aprendizagem é gradativa e acontece ao longo de toda a vida. A autonomia na pesquisa constitui-se como uma espiral, a qual amplia-se a cada novo desafio. Por fim, evidenciamos, nesse processo, que a constituição da autonomia na pesquisa se dá mediante duas tensões: percurso da pesquisa e construção da autonomia, tempo de aprendizagem pessoal e tempo instituído para a pesquisa. Desse modo, esse estudo foi uma possibilidade de entendimento do que seja o processo de produção da pesquisa e a constituição da autonomia, tendo como mote a atividade de pesquisa.

Palavras-chave: Atividade de estudo. Autonomia na pesquisa. Produção da pesquisa. Pós-graduação stricto sensu.

 

THE CONSTRUCTION OF AUTONOMY IN THE PROCESS OF RESEARCH PRODUCTION IN POST-GRADUATION STRICTO SENSU

 

Abstract: This paper is part of the doctoral thesis whose aim was to investigate the production of study activity as a triggering process of autonomy in research while elaborating master’s dissertations and doctoral theses. It focused on identifying the course of the study activity of participants during the elaboration of their studies, and acknowledge which actions and operations are implied in their construction of autonomy in research. The study used a qualitative methodology and was carried out with the sociocultural narrative approach (BOLZAN, 2002; BOLZAN et al., 2010; FREITAS, 2003; VYGOTSKI, 1997), which analyzes the narrative activity of participants from their sociocultural reality. The collections were carried out through semi-structured interviews arranged into guide topics. From the narrative excerpts analyzed, it was possible to understand that the construction of autonomy is particular, although not solitary, once it happens through the interaction with others; and that its learning is gradual and continuous. The autonomy in research is like a spiral, which broadens at every new challenge. Finally, we evidenced in this process that the construction of autonomy in research happens through two tensions: course of study and construction of autonomy, time of personal learning and time established for research. Thus, this study was a way to understanding the process of research production and the construction of autonomy, taking into account the research activity.

Keywords: Study activity. Autonomy in research. Research production. Postgraduation stricto sensu.

 

 

CONSTITUCIÓN DE LA AUTONOMÍA EN EL PROCESO DE PRODUCCIÓN DE LA INVESTIGACIÓN EN EL POSGRADO STRICTO SENSU

 

Resumen: Ese artículo es parte de la tesis de doctorado cuyo objetivo fue investigar la producción de la actividad de estudio como proceso desencadenador de la autonomía en la investigación en la elaboración de disertaciones de maestría y de tesis de doctorado. El foco fue identificar la trayectoria de la actividad de estudio de los sujetos investigados durante la elaboración de investigaciones y conocer cuales acciones y operaciones están implicadas en la constitución de la autonomía en la investigación de cada uno. La metodología utilizada fue de naturaleza cualitativa y se desarrolló a partir del abordaje narrativa sociocultural (BOLZAN, 2002; BOLZAN et al., 2010; FREITAS, 2003; VYGOTSKI, 1997), la cual analiza la actividad narrativa de los sujetos participantes a partir de la realidad sociocultural. La recolección de los hallados fue por medio de entrevistas semiestructuradas organizadas en tópicos guía. A partir de los fragmentos narrativos analizados fue posible comprender que la constitución de la autonomía es una construcción particular, pero se da en la interacción con el otro; su aprendizaje es gradual y ocurre a lo largo de toda la vida. La autonomía en la investigación se constituye como una espiral, la cual se amplía a cada nuevo reto.  Por fin, evidenciamos, en ese proceso, que la constitución de la autonomía en la investigación se da mediante dos tensiones: trayectoria de la investigación y construcción de la autonomía, tiempo de aprendizaje personal y tiempo instituido para la investigación. De ese modo, ese estudio fue una posibilidad de entendimiento de lo que sea el proceso de producción de la investigación y la constitución de la autonomía, teniendo como tema la actividad de investigación.

Palabras clave: Actividad de estudio. Autonomía en la investigación. Producción de la investigación. Posgrado stricto sensu.

 

 


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Biografía del autor/a

Gislaine Aparecida Rodrigues da Silva Rossetto, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPEF) do Cento de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/RS, Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Doris Pires Vargas Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Pedagoga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), Especialista em Psicopedagogia Terapêutica pelo Centro de Estudos Médicos e Psicopedagógicos de Porto Alegre (1989), Mestrado em Educação (1995) e Doutorado em Educação (2001) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada do Departamento da Metodologia de Ensino (MEN) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq.

Publicado

2015-04-29

Cómo citar

ROSSETTO, Gislaine Aparecida Rodrigues da Silva; BOLZAN, Doris Pires Vargas.
CONSTITUIÇÃO DA AUTONOMIA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DA PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
. Cadernos de Pesquisa, v. 22, n. 1, p. 31–46, 29 abr. 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3392. Acesso em: 19 dic. 2024.

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