POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: implicações ao campo de conhecimento da educação física

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202121

Palabras clave:

Formação de professores, política de formação profissional, educação física

Resumen

O artigo problematiza as implicações inferidas ao campo da Educação Física, a partir do manuscrito da Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica (BNCFP). Para isso, traz como objetivo analisar as concepções de formação e conhecimento atribuídas pela BNCFP, para compreender suas implicações ao campo da educação física. Utiliza o método dialético praxiológico de Pierre Bourdieu, a pesquisa documental para a coleta dos dados e a análise do discurso para realizar o trato. Constata que as concepções de formação e conhecimento na BNCFP trazem íntima relação com a concepção de competências e, portanto, a um treinamento técnico/prático alicerçado e legitimado pelo valor produtivo. Conclui-se que o Manuscrito da BNCFP retoma e aprofunda ao campo da educação física uma visão pragmática, aproximando as práticas corporais de discursos e ideais biologizantes e positivistas, utilizando-as para técnicas que gerem valor de mercado e contribuindo à heteronomia do campo e à educação física para o capital.

Palavras-chave: formação de professores; política de formação profissional; Educação Física.

TRAINING POLICY OF TEACHERS: implications to the field of knowledge of physical education

Abstract

The article problematizes the inferred implications to the field of Physical Education, from the manuscript of the Common National Base for the Formation of Basic Education Teachers (BNCFP). For this, it aims to analyze the conceptions of formation and knowledge attributed by the BNCFP, to understand its implications to the field of Physical Education. It uses Pierre Bourdieu's praxiological dialectical method, documentary research for data collection and discourse analysis to perform the treatment. It notes that the conceptions of formation and knowledge at BNCFP bring a close relationship with the conception of competences and, therefore, to a technical/practical training grounded and legitimized by the productive value. It is concluded that the BNCFP Manuscript retakes and deepens the field of physical education a pragmatic view, bringing body practices closer to biologizing and positivist discourses and ideals, using them for techniques that generate market value and contributing to the heteronomy of the field and physical education for capital.

Keywords:  teacher training; Vocational training policy; Physical Education.

POLÍTICA DE FORMACIÓN DE PROFESORES: implicaciones para el ámbito del conocimiento de la educación física

Resumen

El artículo problematiza las implicaciones inferidas para el campo de la educación física, del manuscrito de la Base Nacional Común para la Formación de Maestros de Educación Básica (BNCFP). Para ello, pretende analizar las concepciones de formación y conocimiento atribuidas por la BNCFP, para comprender sus implicaciones en el campo de la educación física. Utiliza el método dialéctico praxiológico de Pierre Bourdieu, la investigación documental para la recopilación de datos y el análisis del discurso para realizar el tratamiento. Señala que las concepciones de formación y conocimiento en BNCFP traen una relación cercana con la concepción de competencias y, por lo tanto, con una capacitación técnica/práctica basada y legitimada por el valor productivo. Se concluye que el Manuscrito BNCFP retoma y profundiza el campo de la educación física con una visión pragmática, acercando las prácticas corporales a los discursos e ideales biologizantes y positivistas, usándolos para técnicas que generan valor de mercado y contribuyendo a la heteronomía del campo y Educación física para el capital.

Palabras clave: formación del profesorado; política de formación profesional; Educación Física.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Meriane Conceição Paiva Abreu, Universidade Federal do Pará - UFPA

Licenciada Plena em Educação Física, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora de Educação Física da Educação Básica, pela Secretaria do Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA). Doutoranda em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA). Membro técnico do Grupo de Pesquisa Ressignificar- Experiências Inovadoras na Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física, cadastrado no CNPq e certificado pela UEPA. Membro Pesquisadora do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ), cadastrado no CNPq e certificado pela UFPA/PPGED. Membro associado do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Carlos Nazareno Ferreira Borges, Universidade Federal do Pará - UFPA

Pós-doutorado em Memória Social – UNIRIO/RJ. Mestrado e doutorado em Educação Física - UGF/RJ. Licenciatura em Educação Física - UEPA. Bacharelado em Ciências Sociais - UFES. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da UFPA. Diretor adjunto do Instituto de Ciências da Educação da UFPA. Líder do Grupo de Pesquisa Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ), cadastrado no CNPq e certificado pela UFPA/PPGED. 

Sônia Regina dos Santos Teixeira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Pedagoga. Doutora em Psicologia. Professora Associada da Universidade Federal do Pará, atuando nos cursos de Pedagogia e Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UFPA. Atua na interface entre a Educação e a Psicologia, dedicando-se ao estudo da teoria histórico-cultural, visando extrair implicações teóricas e práticas para a formação de professores, trabalho docente e práticas pedagógicas nas áreas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria Histórico-Cultural e Educação - GEPEHC.

Publicado

2021-06-29

Cómo citar

ABREU, Meriane Conceição Paiva; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira; TEIXEIRA, Sônia Regina dos Santos.
POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: implicações ao campo de conhecimento da educação física
. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 2, p. 140–159, 29 jun. 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12787. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.