ÁLBUM DE FAMÍLIA: percursos criativos compartilhados pela arte

Authors

  • Selma Machado Simão Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v23n3p100-112

Keywords:

Arte-Educação. Educação Não-Formal. Intergeracional. Criação. Afetividade.

Abstract

 O presente artigo se refere ao projeto “Álbum de Família” constituído por três oficinas de atividades de artes desenvolvidas em um espaço assistencial e educacional sem fins lucrativos localizado na cidade de Campinas em São Paulo. Este projeto faz parte de uma pesquisa de pós-doutorado voltada à proposta intergeracional que está sendo desenvolvida em ambientes de Educação Não-Formal. Assim, as oficinas de artes foram elaboradas com o intuito de possibilitar encontros integradores entre gerações com pessoas da mesma família. A pesquisa desenvolveu-se através de um estudo de caráter qualitativo realizado pelo seguinte recorte metodológico: a espiral autorreflexiva de Carr e Kemmis (1988); a concepção de experiência de Jorge Larrosa (2002); a análise de narrativa de Connelly e Clandinin (2000) e a análise documental a partir do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989). Assim, esta iniciativa foi baseada na busca de respostas advindas da participação de familiares em atividades de Arte-Educação, os quais atuando e criando conjuntamente, através de âmbitos emocionais, intelectuais e cognitivos, vivenciaram novas possibilidades de aproximações afetivas positivas ligadas à criação de autoria compartilhada.

Palavras-chave: Arte-Educação. Educação Não-Formal. Intergeracional. Criação. Afetividade.

 

FAMILY ALBUM: creative pathways shared by art

Abstract: This article refers to the project “Family Album” consists of three workshops of arts activities in a care and educational space-profit organization located in the city of Campinas in Sao Paulo. This project is part of a post-doctoral research focused on intergenerational proposal being developed in non-formal education environments. Thus, the art workshops have been prepared in order to enable integrators between generations with persons of the same family. The research was developed through a qualitative study conducted by the following methodological approach: a self-reflexive spiral of Carr and Kemmis (1988); the concept of “experience” of Jorge Larrosa (2002); Connelly the narrative analysis and Clandinin (2000) and document analysis from the evidential paradigm of Carlo Ginzburg (1989). Thus, this initiative was based on the search for answers arising from the participation of families in Art education activities, which working and creating together through emotional, intellectual and cognitive areas, experienced new possibilities for positive affective approaches relating to the creation of authorship shared.

Keywords: Art Education. Non-Formal Education. Intergenerational. Creation. Affectivity.

 

ÁLBUM FAMILIAR: vías creativas compartidas por el arte

Resumen: Este artículo se refiere al proyecto “Álbum familiar”, que se compone de tres talleres de trabajo artístico en un espacio  asistencial y una organización educativa sin fines de lucros, ubicada en la ciudad de Campinas, en São Paulo. Este proyecto hace parte de una investigación post-doctoral que se centró en la propuesta intergeneracional desarrollada en entornos de Educación no formal. Por lo tanto, los talleres de arte se han preparado con el fin de permitir encuentros integradores entre generaciones con personas de la misma familia. La investigación se desarrolló a través de un estudio cualitativo realizado por el siguiente enfoque metodológico: una espiral auto-reflexiva de Carr y Kemmis (1988); el concepto de “experiencia” de Jorge Larrosa (2002); Connelly el análisis narrativo y Clandini (2000) y el análisis de documentos desde el paradigma probatorio de Carlo Ginzburg (1989). De este modo, esta iniciativa se basa en la búsqueda de respuestas que surgen de la participación de las familias en las actividades de educación artística, en las cuales trabajando y creando en conjuntos, a través del áreas emocionales, intelectuales y cognitivas, experimentarán nuevas posibilidades de aproximación de los enfoques afectivos positivos relacionados con la creación de la autoría compartida.

Palabras clave: Educación Artística. Educación No Formal. Intergeneracional. Creación.  Afectividad.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Selma Machado Simão, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduação em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1980), Especialização em Arte e Tecnologia pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (2002), Especialização em Expressões Criativas pela Faculdade de Ciências da Saúde (2013), Mestrado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Paulista Julio de Mesquita Filho (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Pós-doutoranda na Universidade Estadual de Paulista – Julio de Mesquita Filho – Instituto de Biociências - Departamento de Educação - Campus Rio Claro – SP – Projeto: Atividades Intergeracionais em Arte-educação em instituição de Educação Não-formal.

Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Possui graduação em Licenciatura em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1974), graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1987), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e pós-doutorado na Universidade de Barcelona, Espanha (2008). Atualmente é professora adjunta na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, junto ao Departamento de Educação, onde trabalha como professora na área de Didática.

Published

2016-12-31

How to Cite

SIMÃO, Selma Machado; CAMARGO, Maria Rosa Rodrigues Martins de.
ÁLBUM DE FAMÍLIA: percursos criativos compartilhados pela arte
. Cadernos de Pesquisa, v. 23, n. 3, p. 100–112, 31 Dec. 2016 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5193. Acesso em: 19 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos