Programa Ganhando o Mundo Diretor: internacionalização ou gerencialismo na gestão escolar paranaense
Palavras-chave:
educação, gestão escolar, internacionalização, gerencialismo, programa ganhando o mundo diretor/Paraná.Resumo
Esta pesquisa objetiva problematizar os desdobramentos do Programa Ganhando o Mundo Diretor, do estado do Paraná, iniciado no ano de 2024, dois anos após a criação do Programa Ganhando o Mundo para os estudantes das escolas públicas do estado paranaense. Partimos do aporte teórico constituído por pesquisa documental e bibliográfica, de tipo qualitativa, incluindo o mapeamento das publicações referentes ao programa, disponibilizados nos sites oficiais da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (Seed). Para análise, nos fundamentamos teórica e metodologicamente no Ciclo de Políticas de Ball (1998), em que se consideram os contextos de influência provenientes do histórico de programas e ações meritocráticas, considerando as particularidades que precederam o Programa Ganhando o Mundo Diretor em seus contextos de produção de texto; ou seja, com estudo do documento que institui o programa e o contexto da prática, em que se vislumbram os desdobramentos na gestão escolar. Concluímos que houve mudanças que impactaram no deslocamento de uma perspectiva da gestão democrática para a Nova Gestão Pública (NGP), intensificando a implementação da política de mérito aos gestores das escolas da rede pública estadual de ensino do estado do Paraná.
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