Expandindo horizontes: experiências de internacionalização pelo intercâmbio Brasil-Portugal

Autores

Palavras-chave:

internacionalização, cooperação acadêmica, formação

Resumo

A internacionalização da Educação Superior é uma estratégia essencial para o desenvolvimento acadêmico, científico e cultural, promovendo a cooperação entre instituições de diferentes países. Este estudo relata experiências de mobilidade acadêmica entre pesquisadoras do Brasil e de Portugal na área da Educação Física, destacando os impactos na formação docente e na produção científica. A parceria entre o Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (LAPRAPEF/UDESC) e o Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIFI2D/FADEUP) tem possibilitado intercâmbios acadêmicos, pesquisas conjuntas e publicações científicas. Durante as mobilidades realizadas em 2022/2023 e 2024/2025, houve participação em eventos científicos, realização de palestras, contato com tecnologias avançadas e aprofundamento metodológico na pesquisa qualitativa. Entre os desafios enfrentados, destacam-se as diferenças educacionais entre Brasil e Portugal, o acesso a tecnologias e as limitações burocráticas e financeiras. No entanto, as oportunidades incluem a ampliação de redes de pesquisa, o fortalecimento da internacionalização da Educação Física e a qualificação docente. A cooperação acadêmica permitiu trocas significativas, contribuindo para a formação de pesquisadores e o avanço dos estudos sobre ensino e formação de professores. A experiência reforça a importância de parcerias internacionais para a inovação e o fortalecimento da Educação Física no contexto global.

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Biografia do Autor

Franciane Maria Araldi, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora do curso de graduação em Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina e membro dos grupos de pesquisa Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (LAPRAPEF) e do Grupo de Estudos sobre Universidade: INTerculturalidade, INTernacionalização e INTegração de saberes (GEU/INT).

Thaís Rodrigues de Almeida, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora na do curso de graduação em Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina e membro do Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (LAPRAPEF).

Paula Maria Fazendeiro Batista, Universidade do Porto

Doutora em Ciências do Desporto na Universidade do Porto. Professora na Universidade do Porto Faculdade de Desporto. Membra do Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIFI2D/FADEUP).

Alexandra Folle, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, da Universidade do Estado de Santa Catarina e membro do Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (LAPRAPEF).

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Publicado

2025-12-16

Como Citar

ARALDI, Franciane Maria; ALMEIDA, Thaís Rodrigues de; BATISTA, Paula Maria Fazendeiro; FOLLE, Alexandra.
Expandindo horizontes: experiências de internacionalização pelo intercâmbio Brasil-Portugal
. Cadernos de Pesquisa, v. 32, n. 4, p. 1–25, 16 Dez 2025 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/26197. Acesso em: 18 dez 2025.

Edição

Seção

Artigos