Presença das redes sociais digitais nas práticas educativas do curso de direito

Autores

Palavras-chave:

tecnologias digitais, ensino jurídico, professor, processo educativo

Resumo

As redes sociais digitais estão intensivamente presentes na vida das pessoas, fato que não pode ser ignorado no processo de formação nos cursos de graduação. O uso das tecnologias digitais nas práticas educativas na educação já é uma realidade, porém de que maneira as redes sociais têm se adentrado ao cotidiano da sala de aula universitária é um tema que precisa ser estudado. Os jovens utilizam a rede de computadores para acessar e aprender com diferentes mídias. Em áreas como do Direito, há profissionais e professores que disponibilizam conteúdo e se apresentam pessoal e profissionalmente em redes sociais digitas, dos quais, muitos têm um número significativo de seguidores. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar e discutir como professores e estudantes de um curso de Direito percebem as repercussões das redes sociais no processo educativo. A pesquisa de abordagem qualitativa teve como instrumentos de coleta de dados questionário e entrevista. Participaram da pesquisa 10 professores e 123 estudantes. Os resultados indicaram que os participantes percebem a influência e usos das redes sociais digitais na vida pessoal, acadêmica e profissional, assim como, os impactos nos processos de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Marly Krüger de Pesce, Universidade da Região de Joinville

Doutora em Educação- Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor titular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade da Região de Joinville (Univille), Joinville - SC e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias (GECDOTE).

Elisan Nadrowski, Universidade da Região de Joinville

Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville (Univille), Joinville- SC. Professor do Curso de Direito da Universidade da Região de Joinville (Univille), Campus São Bento do Sul.

João Vinicius de Almeida Braga, Universidade da Região de Joinville

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Curso de Letras da Universidade da Região de Joinville (Univille).

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Publicado

2025-12-16

Como Citar

PESCE, Marly Krüger de; NADROWSKI, Elisan; BRAGA, João Vinicius de Almeida.
Presença das redes sociais digitais nas práticas educativas do curso de direito
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Edição

Seção

Artigos