DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO PLANETÁRIA
lições de Serres e Morin a partir de pinceladas do cotidiano
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.60Palavras-chave:
Edgar Morin, Michel Serres, Formação de Professores, Complexidade, DecolonialidadeResumo
Este artigo, escrito na forma de um ensaio, toma como ponto de partida cenas do cotidiano vivido de seus autores, professores formadores, atuantes em cursos de formação inicial de professores em distintas instituições brasileiras. Essas cenas não são descritas em detalhes, pois, sendo parte de uma complexidade planetária muito maior, não se tornam possíveis recuperar sua totalidade. Nesse sentido, o uso de pinceladas como metáfora se torna o caminho metodológico para argumentar a favor de uma Educação Planetária, que considere a terra como pátria e cada pessoa como cidadão do mundo. Aqui, três pinceladas são usadas como guia para reflexão. Essas pinceladas são revisitadas a partir do pensamento complexo de Edgar Morin e da jornada para se tornar docente de Michel Serres, buscando tomar lições desses autores que muito têm contribuído para a construção de uma cidadania planetária. Pensamos ser esse um caminho bastante saudável para decolonizar a vida humana,(re)humanizando toda a vida planetária como um lugar de partilha e encontro da diversidade.
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