AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM PERSPECTIVA COMPARADA

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DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.33

Palavras-chave:

Educação Superior, reforma da Educação Superior, avaliação

Resumo

No intuito de contribuir com o debate sobre as formas de regulação e controle da educação, forjadas na fase aguda das reformas neoliberais na América Latina, o presente texto tem por objetivo descrever e analisar experiências de avaliação da educação superior na Colômbia e no Brasil. Os aspectos metodológicos estão regrados por uma abordagem analítica-descritiva, e problematizadora das políticas de avaliação educacional, materializando-se na identificação de semelhanças, diferenças, aproximações e convergências entre a realidade educacional colombiana e a brasileira. Aborda o contexto político-econômico da reforma da educação superior na América Latina, retratando brevemente e de forma amostral políticas e práticas de avaliação e acreditação na América Latina.

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Publicado

2022-07-05

Como Citar

BALLÉN, José Emílio Díaz; SCHEINEIDER, Marilda Pascoal; ROSTIROLA, Camila Regina.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM PERSPECTIVA COMPARADA
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 2, p. 259–278, 5 Jul 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19478. Acesso em: 22 dez 2024.