CONCEPÇÕES DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS DO CENTRO PAULA SOUZA QUANTO A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.42

Palavras-chave:

Concepções, Políticas Educacionais, Educação Profissional, Micropolítica

Resumo

Neste artigo busca-se apresentar as concepções de coordenadores pedagógicos do Centro Paula Souza, quanto ao uso de metodologias ativas na educação profissional, visando por meio de suas práxis, contribuições para indicações de diretrizes e/ou indicadores nos documentos internos do CPS que possam subsidiar a gestão pedagógica. Desta forma, o objetivo do estudo consistiu em compreender de que maneira os coordenadores pedagógicos entendem as políticas educacionais para a educação profissional referentes a implementação de metodologias ativas nos cursos técnicos oferecidos pelo CPS. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória numa perspectiva fenomenológica. O percurso metodológico consistiu na aplicação de questionário aberto, on-line e análise textual discursiva. Os participantes da pesquisa foram 13 CP do CPS. O software IRaMuTeQ contribuiu para a realização da análise textual por meio da conexidade entre as expressões nos grafos gerados. Por meio da nuvem de palavras e análise de similitude foi relacionada a inferência das palavras e suas correlações. Foi possível considerar que estes profissionais têm a percepção de que as metodologias ativas são elementos fundamentais para uso nos cursos técnicos profissionalizantes, porém, não compreendem a importância das políticas educacionais para auxiliar sua função na condução do uso de metodologias ativas. A ausência de falas em volta do assunto políticas educacionais é um indicativo de que os CP precisam ter maior contato com esta importante vertente, assim, por meio da consciência da importância das políticas educacionais, possam contribuir com a criação de diretrizes norteadoras.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, Universidade do Oeste Paulista

Graduada em Licenciatura em Pedagogia em 2003, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP). Mestre (2007) e Doutora (2014) em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP. Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em Psicopedagogia Institucional. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) na graduação e no mestrado e do Programa de apoio à educação especial (PROESP/CAPES) no doutorado. Atuou na Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) como Assessora Técnico-Acadêmica, Procuradora Institucional, Coordenadora Adjunta no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Coordenadora de Curso de Pós-Graduação, em 2017. É docente da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) desde agosto de 2014. É Coordenadora dos cursos de Licenciatura em Pedagogia - presencial e EaD, e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) em que atualmente também é Vice-Coordenadora. É também Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica (CAPES). É voluntária do programa United Nations Volunteers da ONU, registro nº 1592841. Tem experiência com Educação Inclusiva e Especial e Educação a Distância atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa, Trabalho com Projetos e Língua Brasileira de Sinais. 

Maria José Cardozo Alves, Escola Técnica Estadual Augusto Tortolero Araújo

Possui graduação em Química Industrial pela Fundação Educacional do Município de Assis (2008). Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Atualmente é professora de ensino médio e técnico do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Química, com ênfase em disciplinas técnicas teóricas e práticas em laboratórios, responsável por Laboratório de Química da U.E. atuante. Tem segunda graduação em Pedagogia, já atuou como coordenadora de curso por 6 anos e atua como Coordenadora Pedagógica a mais de quatro anos na Escola Técnica Estadual Augusto Tortolero Araújo. 

Referências

CAMARGO, B.V.; JUSTO, A.M. Tutorial para uso do software IRaMuTeq, Florianópolis: LACCOS UFSC, 2018. E-book.

CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.

CATANANTE, B. R.; DIAS, L. R. A Coordenação Pedagógica, a Formação Continuada e a Diversidade Étnico-racial: um desafio. Educar em Revista, Edição Especial n. 1, p. 103-113, 2017. DOI: 10.1590/0104-4060.51130. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/7bzpsVkpWch9vdrFpWTSxBK/?lang=pt. Acesso em: 04 dez 2021.

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA - CEETEPS. Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Sousa 2013”. São Paulo: CEETEPS, 2013.

DEWEY, J. Democracia e Educação: introdução à Filosofia da Educação. Tradução de Godofredo Rangel, Anísio Teixeira, 4º Ed. São Paulo: Editora nacional, 1979.

GARNICA, A. V. M. Algumas notas sobre pesquisa qualitativa e fenomenologia. Interface: comunicação, saúde e educação, v. 1, n.1, p.109-122, 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32831997000200008. Acesso em: 07 mar. 2020. DOI 10.1590/S1414-32831997000200008

JOSGRILBERG, R.. Fenomenologia e educação. Notandum, São Paulo; Porto, n. 38, p. 5-14, mai./ago. 2015. Disponível em: http://www.hottopos.com/notand38/05-14Rui.pdf. Acesso em: 07 mar. 2020.

MAINARDES, J. Abordagem do Ciclo de Políticas: Uma contribuição para a Análise de Políticas Educacionais. Educação e Sociologia, Campinas, vol. 27, n.94, p 47-69, abr 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a03v27n94.pdf. Acesso em 03 nov. 2020.

Marchand P.; Ratinaud, P. L’analyse de similitude appliquée aux corpus textuels : les primaires socialistes pour l’élection présidentielle française (septembre-octobre 2011). Lexicometrica, Paris, p. 687-699, 2012. Disponivel em: http://lexicometrica.univ-paris3.fr/jadt/jadt2012/tocJADT2012.htm. Acesso em 10 de novembro de 2021.

MORAES, R. Uma Tempestade de Luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e Educação, Porto Alegre – RS, vol. 9, n 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/SJKF5m97DHykhL5pM5tXzdj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 11 dez 2021.

MORAES, R; GALIAZZI, M.D.C. Analise Textual Discursiva. Ijuí: Ed Unijuí, 2020, 264 p. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786586074192. Acesso em: 11 dez 2021.

MORAES, R., GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência e Educação, Porto Alegre – RS, vol. 12, n 1, p. 117-128, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wvLhSxkz3JRgv3mcXHBWSXB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 11 dez 2021.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2014. E-book

PINTO, U.A. Pedagogia Escolar Coordenação Pedagógica e Gestão Educacional. São Paulo. 2014, 187 p. Disponível em: https://docero.com.br/doc/810005n. Acesso em 09 dez 2021.

SALA, F.; BRANCATTI, P. R. Política Educacional e Educação Profissional no Brasil: Organização, Avanços, Problemas e Perspectivas, Colloquium Humanarum, Presidente Prudente-SP, v. 14, n. 4, p 93-106, 2017. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/231164271.pdf. Acesso em 01 de jul 2020. DOI: 10.5747/ch.2017.v14.n4.h339

SÃO PAULO (Estado). Conselho Estadual de Educação. Deliberação CEE 162, DE 12-11-2018. Fixa Diretrizes para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo. São Paulo, 2018. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CEE-SP_DEL_162_1301925_2018.pdf

SÃO PAULO (Estado). Deliberação CEETEPS 20, DE 16-07-2015. Dispõe sobre a atividade de Professor Coordenador de Projetos Responsável pela Coordenação Pedagógica nas Escolas Técnicas Estaduais do CEETEPS. São Paulo, 2015. Disponível em: https://oe.cps.sp.gov.br/Biblioteca/Etec/Pedag%C3%B3gico/A%2018/Delibera%C3%A7%C3%A3o%20CEETEPS%2020-2015%20-%20Disp%C3%B5e%20sobre%20a%20Coordena%C3%A7%C3%A3o%20Pedag%C3%B3gica%20nas%20ETECs.pdf. Acesso em 03 set. 2021.

SAVICZKI, S. C. Prática Pedagógica de Professores em Cursos Técnicos de Nível Médio: Aplicação de Metodologias Ativas. 2019, 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2019.

SILVA, C.M.S. Coordenação Pedagógica e seus elementos fundamentais. Rev. Esc. Cienc. Educ., Rosario, v. 1, n. 13, p. 19-39, 2018 . Disponível em: <http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2362-33492018000100002&lng=es&nrm=iso>. Acesso em 05 ago. 2020. ISSN 1851-6297.

SOUSA, S.C.; NASCIMENTO, K. A. O; MORAES, M.G.D. A Prática do Coordenador Pedagógico e o Cotidiano de Trabalho. In: VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2020. Maceió-AL. Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso, 2020.

SOUZA, M.A.R. et al. O uso do software IRAMUTEQ na análise de dados em pesquisas qualitativas. Rev. esc. enferm. USP 52. Curitiba-PR. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/pPCgsCCgX7t7mZWfp6QfCcC/?lang=pt#. Acesso em 10 de novembro de 2021. DOI 10.1590/S1980-220X2017015003353

TRIVINOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais - a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1992.

Vilela, R. B.; Ribeiro, A.; Batista, N. A. Nuvem de palavras como ferramenta de análise de conteúdo: Uma aplicação aos desafios do mestrado profissional em ensino na saúde. Millenium, Maceio-AL, v. 2, n. 11, p. 29-36, 2020. Disponível em https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/17103. Acesso em 10 de novembro de 2021. DOI 10.29352/mill0211.03.00230.

Downloads

Publicado

2023-09-30

Como Citar

SANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento dos; ALVES, Maria José Cardozo.
CONCEPÇÕES DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS DO CENTRO PAULA SOUZA QUANTO A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 99–126, 30 Set 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18320. Acesso em: 22 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)