RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:

FORMAÇÃO E VIVÊNCIAS DE RESIDENTES E PRECEPTORES NO AMBIENTE VIRTUAL E NAS REDES SOCIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.41

Palavras-chave:

Ambiente virtual, Formação docente, Residência pedagógica

Resumo

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) mantém um programa intitulado “Residência Pedagógica”, que objetiva inserir licenciandos nas escolas públicas para se ambientarem no meio escolar e iniciar seu processo de regência docente. Considerando que os processos educativos se utilizam cada vez mais da tecnologia e que discentes e docentes fazem uso constante dos meios digitais de informação e comunicação, a presente pesquisa objetivou refletir sobre o processo interação dos integrantes do programa de Residência Pedagógica da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) no ambiente virtual “Aprender” e nas redes sociais. Nos embasamos na metodologia qualitativa e nos utilizamos da pesquisa-ação. Os resultados evidenciaram que os ambientes virtuais de formação proporcionaram intercâmbios de experiências vivenciadas entre a equipe do programa, tornando a aprendizagem colaborativa e significativa, e proporcionando visibilidade de todo o percurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Rosan Christino Gitahy, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul; Universidade do Oeste Paulista

Doutora em Educação. Mestre em Educação. Bacharel em Direito e Pedagoga. Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e da Universidade do Oeste Paulista.

Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, Universidade do Oeste Paulista

Doutora e Mestre em Educação. Pedagoga. Docente da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Coordenadora dos cursos de Licenciatura em Pedagogia - presencial e EaD. Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica (CAPES). Voluntária do programa United Nations Volunteers da ONU.

Downloads

Publicado

2023-09-30

Como Citar

GITAHY, Raquel Rosan Christino; SANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento dos.
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: : FORMAÇÃO E VIVÊNCIAS DE RESIDENTES E PRECEPTORES NO AMBIENTE VIRTUAL E NAS REDES SOCIAIS
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 81–97, 30 Set 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18304. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos