RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:
FORMAÇÃO E VIVÊNCIAS DE RESIDENTES E PRECEPTORES NO AMBIENTE VIRTUAL E NAS REDES SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.41Palavras-chave:
Ambiente virtual, Formação docente, Residência pedagógicaResumo
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) mantém um programa intitulado “Residência Pedagógica”, que objetiva inserir licenciandos nas escolas públicas para se ambientarem no meio escolar e iniciar seu processo de regência docente. Considerando que os processos educativos se utilizam cada vez mais da tecnologia e que discentes e docentes fazem uso constante dos meios digitais de informação e comunicação, a presente pesquisa objetivou refletir sobre o processo interação dos integrantes do programa de Residência Pedagógica da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) no ambiente virtual “Aprender” e nas redes sociais. Nos embasamos na metodologia qualitativa e nos utilizamos da pesquisa-ação. Os resultados evidenciaram que os ambientes virtuais de formação proporcionaram intercâmbios de experiências vivenciadas entre a equipe do programa, tornando a aprendizagem colaborativa e significativa, e proporcionando visibilidade de todo o percurso.
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