A ESCOLA ENQUANTO ESPAÇO VIVIDO
uma perspectiva crítica
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.49Palavras-chave:
Espaço vivido, Escola, Educação básicaResumo
O objetivo desse artigo consiste em refletir sobre a forma como a perspectiva crítica do conceito de espaço vivido pode atribuir valor e colaborar para a compreensão da realidade da escola básica. Com base em pesquisa bibliográfica referente aos principais conceitos inerentes à pesquisa, na qual se destacaram as obras de Lefebvre (2013), Frémont (1980), Carlos (1996), Callai (2009), Canário (2005) e Gatti (1993), foi possível compreender que o espaço vivido consiste numa dimensão do espaço social não alheia a condicionantes estabelecidos em outras esferas, mas que privilegia a experiência dos sujeitos concretos, favorecendo a análise crítica da realidade do ponto de vista dos diretamente interessados e necessitados dela. Com isso, também demonstra grande aplicabilidade nos estudos educacionais, possibilitando a análise de aspectos relativos à vida cotidiana dos alunos na escola, por conseguinte, a concepção de espaço vivido é indispensável ao reconhecimento das problemáticas vivenciadas no dia a dia da escola, servindo à busca por igualdade e pelo direito à educação.
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